O ensino da Estatística: competências a serem desenvolvidas

Autores

  • Dalcio Schmitz
  • Marcio Bennemann

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2020v3n2p73-97

Resumo

O ensino da estatística, no Ensino Fundamental, tem como objetivo levar o aluno a entender, vivenciar e utilizar a estatística presente nas atividades de seu dia a dia. O presente artigo trata-se de um estudo bibliográfico sobre questões do ensino da estatística segundo as habilidades que a disciplina se propõe a desenvolver, abordando a relevância e o desenvolvimento das três competências: literacia, raciocínio estatístico e pensamento estatístico. Como resultado, consideramos a identificação das bases teóricos necessárias para a formação de sujeitos capazes no trato da informação fundamentada em dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalcio Schmitz

Mestre em Matemática, pela M Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Docente da Universidade Paranaense Campus Francisco Beltrão.

Marcio Bennemann

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos