DIÁLOGOS SOBRE A ESCOLA EM CONTEXTO DE PANDEMIA
contribuições do pensamento de Paulo Freire e do Construcionismo Social
Resumo
O presente artigo tem o objetivo se expor as ideias trazidas pelo Construcionismo Social, referentes aos processos educativos e às novas possibilidades de ações na aprendizagem, em diálogo com o pensamento de Paulo Freire, pensador da educação que tem como ideia a luta por uma “educação libertadora” e democrática. Ambas as propostas buscam por um diálogo entre toda a comunidade escolar para a construção de um projeto de que todos participem. Esse projeto aparece como uma alternativa para a educação no atual contexto de quarentena, vivido em decorrência do Novo Coronavírus. Por conta desse cenário, as escolas estão reinventando novas práticas e passam a conversar com as ideias que visam maior autonomia e participação de seus membros para a construção de uma gestão mais colaborativa e participativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Pedagogia em Ação, após a preparação e revisão dos responsáveis pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Pedagogia em ação com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).