A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS INTÉRPRETES DE LIBRAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Luana Pereira de OLiveira Rodrigues Trindade IPEMIG/ISEAT

Palavras-chave:

Intérprete, Libras, Sala de aula

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo que teve o objetivo de compreender o papel do intérprete de Libras no contexto de sala de aula.  Buscando compreender com os profissionais qual o tipo de trabalho é realizado pelos mesmos em sala de aula. Na revisão de literatura discorreu-se sobre a Lei N° 10436, de 24 de abril, que decreta a Língua Brasileira de Sinais – Libras e sua importância na inclusão da pessoa surda. A atuação da profissão tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS foi regulamentada na LEI Nº 12.319, desde 1° de Setembro de 2010, e assim assegurando em escolas espaços públicos o direito do surdo de ter um intérprete de Libras. Na revisão de literatura discorreu-se sobre a atuação do tradutor intérprete conforme a autora Quadros (2007) e a história da constituição do profissional intérprete de Libras. Sobre a Língua Brasileira de Sinais– Libras, foram utilizadas as contribuições das autoras Gesser (2009), Pizzio (2006) e Brito (1997). Para que os objetivos propostos pudessem ser alcançados foi conduzida uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de intérpretes de Libras com atuação em Escolas Públicas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de levantar dados sobre a o papel do intérprete de Libras em sala de aula. Para analisar os dados coletados foi feita a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelaram um pouco do trabalho do intérprete de Libras em sala de aula. É de grande relevância que o profissional intérprete de Libras seja fluente e capacitado e também tenha entendimento da pessoa surda e sua identidade.

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Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2022-03-20

Como Citar

TRINDADE, Luana Pereira de OLiveira Rodrigues. A ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS INTÉRPRETES DE LIBRAS EM SALA DE AULA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 34–49, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/22135. Acesso em: 12 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre