VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E ABANDONO ESCOLAR: UM ESTUDO CORRELACIONAL A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DE ESCOLAS PÚBLICAS.

Autores

  • Luana de Cássia Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Maria José Viana Marinho de Mattos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Abandono escolar; Violência simbólica; Ensino médio; Escolas públicas.

Resumo

O presente estudo se propôs a verificar a correlação da violência simbólica como um dos fatores associados ao abandono escolar, no ensino médio em escolas públicas. O presente estudo realizou-se, a priori uma revisão bibliográfica referente ao tema proposto. Tendo como ponto de partida, artigos científicos disponibilizados pela plataforma de dados das revistas Sciello, Pepsic e outros periódicos das áreas de Educação e Psicologia, localizando estudos sobre violência simbólica e abandono escolar no ensino médio, em escolas públicas. Posteriormente foi realizado um estudo quantitativo que se estabeleceu pelo método científico de utilização de técnicas estatísticas que proporcionou o confronto de informações significativas. Participaram da pesquisa quatro indivíduos com faixa etária de 18 a 29 anos de ambos os sexos, que trancaram ou desistiram de suas matrículas durante o ano letivo e retornaram aos contextos escolares no ensino médio. Foi disponibilizado para os participantes um questionário semiestruturado que foram disponibilizadas pela plataforma do Google. Através dos resultados obtidos foi possível relacionar a violência simbólica como um dos fatores associados ao abandono escolar, uma vez que vários fatores de violência simbólica foram encontrados durante a presente pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes. Médicas, 2000.

ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, p. 129-137, Abril. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S141324782002000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 31 Maio de 2020.

FRITSCH, Rosangela; VITELLI, Ricardo Ferreira. EVASÃO ESCOLAR, A ESCOLA E O MERCADO DE TRABALHO: O QUE DIZEM JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DA ANPED, 1., 2016, Paraná. Reunião Científica. Curitiba: UFPR, 2016. p. 1-14.

GALARCA, Simone Padilha et al . Correlação de Pearson e análise de trilha identificando variáveis para caracterizar porta-enxerto de Pyruscommunis L. Revista Ciência Agrotécnica, Lavras, v. 34, n. 4, p. 860-869, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-70542010000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em24 Nov. 2020.

GRESSLER, Lori Alice. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. 2. ed. São Paulo: Lo-yola, 2004. E-book.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2018. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores 2018. Rio de Janeiro: IBGE. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1998.

MACEDO, Neusa Dias de Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para o aprofundamento do trabalho de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1994. E-book.

MENDES, Maria Socorro dos Santos. O ideário da qualidade de ensino na escola pública: uma leitura crítica sob a ótica da Psicologia escolar. Psicologia Ensino &Formação, Brasí-lia, v. 1, n. 2, p. 61-71, 2010. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612010000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 12 nov. 2020.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educa-ção de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e sociedade – Revista de Ciência da Educação, Campinas, ano XXIII, nº 78, abr. 2002. Disponível em: Acesso em: 27 dez. 2019. p. 4-51.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011.

TORO, Giovana Vidotto Roman; NEVES, Anamaria Silva; REZENDE, Paula Cristina Me-deiros. Bullying, o exercício da violência no contexto escolar: reflexões sobre um sintoma social. Psicologia teoria e pratica, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 123-137, 2010. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151636872010000100011&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 12 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

FERREIRA, Luana de Cássia; DE MATTOS, Maria José Viana Marinho. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E ABANDONO ESCOLAR: UM ESTUDO CORRELACIONAL A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DE ESCOLAS PÚBLICAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 8, n. 15, p. 156–169, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26104. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre