PROMOVENDO AUTONOMIA E AUTOEFICÁCIA NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DE UM SERVIÇO DE APOIO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Lucas Tadeu Garcia Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Laryssa Lopes Ferreira Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Aprendizagem, Autoeficácia, Autorregulação, Ensino Superior

Resumo

O ensino superior é um contexto que demanda um importante nível de autonomia por parte do estudante. Entretanto, habilidades ligadas à autonomia, tais como organização, planejamento, autogerenciamento e autorregulação da aprendizagem, por exemplo, requerem condições apropriadas serem desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica dos estudantes. Neste contexto, muitas universidades têm fornecido programas de apoio aos seus alunos e suas alunas com foco no apoio ao desenvolvimento dessas habilidades. Esse estudo pretendeu avaliar os efeitos de um serviço de apoio ao estudante oferecido por uma Clínica-escola de Psicologia em quatro estudantes de uma universidade privada, que se inscreveram espontaneamente para o serviço e que realizaram ao menos seis encontros de orientação. Como medida de efetividade do serviço, foram utilizadas uma escala de autoeficácia e uma entrevista que buscou avaliar a percepção dos estudantes de sua participação nos encontros. Os resultados indicaram melhora nos escores médios de autoeficácia, especialmente a dimensão de autoeficácia na gestão acadêmica. Os estudantes que participaram dos encontros destacaram aprendizagem de repertórios de planejamento e organização dos estudos e da rotina, bem como contribuições para a melhoria do desempenho acadêmico e redução de sentimentos de ansiedade. De forma geral, o serviço apresentou resultados positivos no desenvolvimento acadêmico dos estudantes que participaram, ressaltando a importância de estratégias de apoio e orientação ao público universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Tadeu Garcia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

http://lattes.cnpq.br/3292626740859106

Laryssa Lopes Ferreira Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Aluna do curso de Graduação em Psicologia da PUC Minas campus Poços de Caldas

Referências

ANTHONYSAMY, L.; KOO, Ah-Choo; HEW, Soon-Hin. Self-regulated learning strategies and non-academic outcomes in higher education blended learning environments: a one-decade review. Education and Information Technologies, v. 25, n. 5, p. 3677-3704, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10639-020-10134-2.

BANDURA, A. A Evolução da Teoria Social Cognitiva. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 15-41.

BENEKE; W. M.; HARRIS, M. B. Teaching self-control of study behavior. Behavioral Re-search & Therapy, v. 10, 1972. p. 35-41. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0005796772900058.

BROADBENT, J.; POON, W. L. Self-regulated learning strategies & academic achieve-ment in online higher education learning environments: A systematic review. The Inter-net and Higher Education, 27, 2015. p. 1–13. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2016-01593-002.

COSER, D. S.; CORTEGOSO, A. L.; GIL, M. S. C. A. Promoção de comportamentos de es-tudo em crianças: resultados de um programa de ensino para pais e responsáveis. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cogntiva, v. 13, n. 2, 2011. p.58-78. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1517-55452011000200006&script=sci_abstract.

CUNHA, S. M.; CARRILHO, D. M. O processo de adaptação ao ensino superior e o rendi-mento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, n. 2, dez. 2005. p. 215–224. Dis-ponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qjznyDrBP5CtCf5MmLxZLgv/abstract/?lang=pt.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Pau-lo: Paz e Terra, 1996.

GANDA, Danielle Ribeiro; BORUCHOVITCH, Evely. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicol. educ., São Paulo, n. 46, 2018. p. 71-80. Dis-ponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script= sci_arttext & pid=S1414-69752018000100008 & lng= pt\ nrm=iso>.

GUERREIRO-CASANOVA, D. C.; POLYDORO, S. A. J. Autoeficácia na formação superi-or: percepções durante o primeiro ano de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 31, n. 1, 2011. p. 50–65. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/XwGpDggzjDVgd5tVyqy3zGP/abstract/?lang=pt#.


HÜBNER, M. M. Contingências e regras familiares que minimizam problemas de estudo: a família pró-saber. In: KERBAUY et al. (Orgs.). Sobre Comportamento e Cognição: psico-logia Comportamental e Cognitiva: da reflexão teórica à diversidade de aplicação, v. 4. 1a. ed. Santo André: ARBytes, 1999. p. 251-256.

IAOCHITE, Roberto Tadeu et al. Autoeficácia no campo educacional: revisão das publica-ções em periódicos brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, 2016. p. 45-54. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/KzMjLQddwwfPNnNF5MSt9hB/abstract/?lang=pt.

MOROSANOVA, V. I.; FOMINA, T. G. self-regulation as a mediator in the relationship be-tween anxiety and academic examination performance. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 237, 2017. p. 1066-1070. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042817301568.

PANADERO, E. A Review of Self-Regulated Learning: six models and four directions for research. Frontiers in Psychology, 8, 422, 2017. Disponével em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00422.

PELISSONI, A. M. S. Eficácia de um programa híbrido de promoção da autorregulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior. Unicamp, Campinas, São Paulo, 2016. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/970474.

PERGHER, N. K et al. Desenvolvimento de hábitos de estudo. In. BORGES, N. B.; CASSAS, F. A. et al. (orgs.). Clínica Analítico-Comportamental: aspectos teóricos e práticos. Porto Alegre: Artmed, 2012.

PITAN, O. O. Poor study habits as an educational problem among university undergraduates in the contemporary times and effective managemente strategies. International Journal of Humanities and Social Science Intervention, v. 2, n. 11, nov. 2013. p. 72-76. Disponível em: https://www.ijhssi.org/papers/v2(11)/Version-1/L021101072076.pdf.

POLYDORO, S. A. J.; GUERREIRO, D. C. (2007). Escala de Auto-eficácia na Formação Superior: validação do instrumento. Em III Congresso Nacional de Avaliação Psicológica, João Pessoa.

POLYDORO, Soely A. J; GUERREIRO-CASANOVA, Daniela C. Escala de auto-eficácia na formação superior: construção e estudo de validação. Aval. psicol., Porto Alegre, v. 9, n. 2, ago, 2010. p. 267-278. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712010000200011&lng=pt&nrm=iso>.

POLYDORO, S. A. J. et al. Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva. Revista de Educação PUC-Campinas, 20(3), 2015. p. 201–213.

PRETO, L. S. R. O desenvolvimento da autonomia como factor de adaptação ao ensino supe-rior. Revista de Enfermagem Referência, n. 10, mai. 2003. p. 63-71. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/2657.

REGRA, J. A. G. Aprender a estudar. In: HÜBNER, M. M. C.; MARINOTTI, M. (Orgs.). Análise do Comportamento para a Educação: contribuições recentes. Santo André, SP: ESETec Editores Associados. 2004. p. 225-242.

ROBBINS et al. Do psychosocial and study skill factors predict college outcomes? A meta-analysis. Psychological Bulletin, v. 130, n. 2, 2004. p. 261-288. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14979772/.

SCHWARZ, J. C.; DIAS, M. S. de L.; CAMARGO, D. de. Dificuldades encontradas por es-tudantes no ensino superior e práticas institucionais adotadas para superá-las: uma revisão de literatura. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 3, 2021. p. 741–761. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3809.

SHAUGHNESSY, J. J., ZECHMEISTER, E. B., & ZECHMEISTER, J. S. Metodologia de pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: AMG Editora, 2012.

SKINNER, B. F. The Technology of Teaching (B. F. Skinner Foundation Reprint Series) [recurso eletrônico]. B. F. Skinner Foundation, 2003.

THEOBALD, Maria. Self-regulated learning training programs enhance university students’ academic performance, self-regulated learning strategies, and motivation: A meta-analysis. Contemporary Educational Psychology, v. 66, p. 101976, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2021.101976

TICHENOR, J. L. Self-monitoring and self-reinforcement of studying by college stu-dents. Psychological Reports, n. 40, 1977. p. 103-108. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.2466/pr0.1977.40.1.103.

WINGATE, U. Doing away with study skills. Teaching in Higher Education, v. 11, n. 4, out. 2006. p. 457-469. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13562510600874268.

ZIMMERMAN, Barry. Self-Regulated Learning and Academic Achievement: An Over-view. Educational Psychologist, 1990. p. 3-17.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

GARCIA, Lucas Tadeu; LOPES FERREIRA LEITE, Laryssa. PROMOVENDO AUTONOMIA E AUTOEFICÁCIA NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO DE UM SERVIÇO DE APOIO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 139–153, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32691. Acesso em: 30 abr. 2025.