HABILIDADES SOCIAIS: UMA VERIFICAÇÃO DOS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS NA PANDEMIA DA COVID-19.

Autores

  • Ana Laura Milânio Gomes PUC Minas
  • Karine Alencar PUC Minas
  • Lívia Guermandi PUC Minas

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Pandemia, Interação social, Crianças, Intervenções, Piaget, Erik Erikson, Vygotsky

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a possível relação entre o déficit nas habilidades sociais de crianças do ensino fundamental I e a carência de interações sociais devido ao contexto da pandemia da COVID-19. Com isso, a pesquisa envolveu uma análise em colaboração com professores e psicólogos, visando avaliar se as habilidades sociais das crianças foram afetadas devido ao isolamento social imposto pela pandemia. A metodo-logia adotada consistiu em uma abordagem qualitativa, que compreendeu a coleta de dados e a realização de dez entrevistas semiestruturadas com professoras do ensino fundamental I e psicólogos. O referencial teórico se baseou nos estudos das habilidades sociais de Del Prette, que oferecem uma ampla gama de conhecimento sobre o tema. Além disso, foram consideradas as perspectivas de Piaget, Vygotsky e Erik Erikson. Os resultados da pesquisa e a revisão bibliográfica apontaram para um impacto negativo em algumas habilidades sociais dessas crianças de-vido à pandemia, notadamente em áreas como o autocontrole e a capacidade de fazer amigos. Conclui-se, portanto, que este estudo desempenhou um papel fundamental na identificação dos efeitos adversos da COVID-19 nas ha-bilidades sociais das crianças, oferecendo uma base para intervenções direcionadas a mitigar esses prejuízos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Leonardo Marcondes. Erik Erikson: os estágios psicossociais do desenvolvimento. Ensaios e Notas, 2020. Disponível em: https://ensaiosenotas.com/2020/06/13/erik-erikson-os-estagios-psicossociais-do-desenvolvimento/. Acesso em: 28 nov. 2022.

Bolsoni-Silva, A. T. (2002). Habilidades sociais: breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento. Interação em Psicologia, 6, 233-242.

CAFISSO, Jessica. Interação social. 2020. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/so-ciologia/interacao-social. Acesso em: out. 2022.

CABALLO, Vicente E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 2003.

CRAIDY, Carmen; KAERCHER, Gladis E. Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DEL PRETTE, A., DEL PRETTE, Z. A. P. (2001). Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001a). Habilidades sociais: Biologia evolucionária e cultura. In H. J. Guilhardi (Org.), Sobre Comportamento e Cognição: Expondo a variabilidade (pp. 65-75). Santo André: ESETec Editores Associados.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001b). Inventário de Habilidades Sociais: Manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda.

DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.

DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Práticas baseadas em evidência e treinamento de habilidades sociais. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais: intervenções efetivas em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 261-288.

DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes, 2017.

DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 41, p. 517-530, 2008.

JUSTO, Reuwsaat. et al. Desenvolvimento da empatia em crianças: a influência dos estilos parentais. Psicologia, Saúde e Doenças, vol. 15, núm. 2, 2014, pp. 510-523. Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Lisboa, Portugal.

PIAGET, Jean. O pensamento simbólico e o pensamento da criança. Arquivos de Psicologia, Universidade de Genebra, XVII, n.º 72, maio de 1923, pp. 273-304.

PIAGET, Jean. Estudos sociológicos. São Paulo: Forense, 1973.

PIAGET, Jean. A teoria de Piaget. In: MUSSEN, P. H. (Org.). Psicologia da Criança: Desenvolvimento Cognitivo. São Paulo: E.P.U., 1975. Vol. 4, p. 71-115.

RIMM, D.C. & MASTERS, J.C. Terapia comportamental: técnicas e resultados experimentais. 2ª Edição. São Paulo: Ed. Manole, 1983.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

MILÂNIO GOMES, Ana Laura; NOGUEIRA ALENCAR, Karine; FONSECA MAGALHÃES GUERMANDI, Lívia. HABILIDADES SOCIAIS: UMA VERIFICAÇÃO DOS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS NA PANDEMIA DA COVID-19. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 361–377, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32708. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre