HABILIDADES SOCIAIS: UMA VERIFICAÇÃO DOS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS NA PANDEMIA DA COVID-19.
Palavras-chave:
Habilidades sociais, Pandemia, Interação social, Crianças, Intervenções, Piaget, Erik Erikson, VygotskyResumo
Este estudo teve como objetivo investigar a possível relação entre o déficit nas habilidades sociais de crianças do ensino fundamental I e a carência de interações sociais devido ao contexto da pandemia da COVID-19. Com isso, a pesquisa envolveu uma análise em colaboração com professores e psicólogos, visando avaliar se as habilidades sociais das crianças foram afetadas devido ao isolamento social imposto pela pandemia. A metodo-logia adotada consistiu em uma abordagem qualitativa, que compreendeu a coleta de dados e a realização de dez entrevistas semiestruturadas com professoras do ensino fundamental I e psicólogos. O referencial teórico se baseou nos estudos das habilidades sociais de Del Prette, que oferecem uma ampla gama de conhecimento sobre o tema. Além disso, foram consideradas as perspectivas de Piaget, Vygotsky e Erik Erikson. Os resultados da pesquisa e a revisão bibliográfica apontaram para um impacto negativo em algumas habilidades sociais dessas crianças de-vido à pandemia, notadamente em áreas como o autocontrole e a capacidade de fazer amigos. Conclui-se, portanto, que este estudo desempenhou um papel fundamental na identificação dos efeitos adversos da COVID-19 nas ha-bilidades sociais das crianças, oferecendo uma base para intervenções direcionadas a mitigar esses prejuízos.
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