NARRATIVAS DE ALTO DESEMPENHO E AUTOIMAGEM DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Alto desempenho; Redes sociais, Jovens universitários; Autoimagem; Comparação social.Resumo
Este trabalho apresenta o estudo desenvolvido ao longo do ano de 2023, no âmbito das Práticas Investigativas II e III, estágios em iniciação científica na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O estudo teve como objetivo investigar as possíveis implicações do discurso de alto desempenho veiculado nas redes sociais sobre a autopercepção e autoimagem de jovens universitários. São exemplos desse tipo de discurso postagens exibindo rotinas altamente produtivas, frequentemente produzidas por influenciadores digitais. Numa abordagem qualitativa e exploratória, foram coletadas narrativas de três jovens adultos, todos atualmente universitários, por meio de entrevistas semiestruturadas e projetivas. A partir das proposições construcionistas de Kenneth Gergen, em diálogo com o conceito de sociedade do desempenho de Byung-Chul Han, articulou-se a análise narrativa das experiências desses sujeitos com as imagens apresentadas no universo on-line, com foco no consumo de mídias de alto desempenho. Foram observados conflitos oriundos da comparação social e personificação dos algoritmos das redes sociais, gerando uma nova forma de relação e percepção de si, que se estrutura perante elevados padrões de performance, processo que influencia a autoimagem dos consumidores desses conteúdos.
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