ADULTEZ EMERGENTE E UNIVERSIDADE: O SENTIMENTO “IN-BETWEEN”

Autores

  • Cecilia Prado Cunha Souza Santos
  • Júlia Aragão Schmitberger
  • Thaís Alves Seibert dos Santos
  • Luiza Caldas
  • Bernadette Alekawa Nkoso
  • Jacqueline Silva Lima Borges
  • Betânia Diniz Gonçalves

Palavras-chave:

Adultez emergente, universidade, nível socioeconômico, autonomia

Resumo

A adultez emergente, conforme Jeffrey Arnett (2000), é caracterizada como a fase entre a adolescência e a vida adulta, contemplando a idade de 18 a 25 anos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades que os jovens universitários enfrentam no processo de tornarem-se adultos, confirmando a existência dessa fase. Buscaremos também apontar os papéis assumidos pela universidade nesse processo. Os principais teóricos utilizados para embasar a pesquisa foram: Jeffrey Arnett (2000, 2014), desenvolvedor do termo indicador da fase estudada e Vygotsky (1991) que foi utilizado para explicar a construção social do indivíduo. Já quanto à metodologia utilizada, optou-se, para a obtenção dos dados, a entrevista semi-estruturada tendo em vista sua não rigidez. Os resultados a que chegamos confirmam a existência da adultez emergente e trazem as vivências dos jovens, tendo em vista o papel da universidade, do núcleo familiar, e também os aspectos emocionais e a influência do nível socioeconômico. A pesquisa busca, assim,  trazer informações a respeito da fase adultez emergente, além de propor novas perspectivas tanto para o jovem, quanto para as universidades, contribuindo ainda para que diferentes diretrizes sejam pensadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Medidas de nível socioeconômico em pesquisas sociais: uma aplicação aos dados de uma pesquisa educacional. Opin. Publica, Campinas , v. 15, n. 1, p. 1-30, June 2009 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762009000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 Nov. 2020.
ARNETT, Jeffrey Jensen. Emerging Adulthood: A Theory of Development From the Late Teens Through the Twenties. American Psychologist. University of Maryland College Park. Copyright 2000 by the American Psychological Association. Disponível em: <http://jeffreyarnett.com/ARNETT_Emerging_Adulthood_theory.pdf > Acesso em: 15 de set. 2020.
ARNETT, Jeffrey Jensen. Emerging Adulthood: The Winding Road from the Late Teens Through the Twenties. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2014a. v. 1. 285 p. ISBN 978-0-19- 992938-2. Disponível em: <http://www.jeffreyarnett.com/EAsecondedition.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Editora Zahar, Rio de Janeiro, v. 1, p. 150-192, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOIKO, Vanessa Alessandra Thomaz; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicol. estud., Maringá , v. 6, n. 1, p. 51-58, June 2001 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 out. 2020.
DIAS, Maria Sara de Lima; SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional no direcionamento da carreira dos universitários. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 32, n. 2, p. 272-283, 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 Nov. 2020.
FELINTO, Tuíla Maciel; GAUER, Gustavo; ROCHA, Giula Bodanese; BRAUN, Karen Cristina Rech; DIAS, Ana Cristina Garcia. Eventos de vida e Construção da Identidade na Adultez Emergente. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS, Porto Alegre, RS, Brasil, v. 2, p. 1 – 10, 2020. ISSN 1808-4281. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/52582/34212. Acesso em: 19 Mai. 2021.
LE BRETON, David. Uma breve história da adolescência. Editora PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, v.1, p. 81-87, jan. 2017.
LUCCI, M. A. A PROPOSTA DE VYGOTSKY: A PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA. Revista de currículum y formación del profesorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, p. 1 – 11, Dez 2006. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/ rev102COL2port.pdf. Acesso em: 19 Mai. 2021.
MANZINI, Eduardo José. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
MENDONÇA, M. P. G. de. Processo de Transição e Percepção de Adultez: Análise Diferencial dos Marcadores Identitários em Jovens Estudantes e Trabalhadores. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), Porto, v. 1, p. 1 – 200, 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/143398319.pdf. Acesso em: 19 Mai. 2021.
MONTEIRO, Sara; TAVARES, José; PEREIRA, Anabela. Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultez. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 129-137, jan./jul. 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/545> Acesso em: 12 set.2020.
MOTA, Catarina Pinheiro; ROCHA, Magda. Adolescência e jovem adultícia: crescimento pessoal, separação-individuação e o jogo das relações. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 28, n. 3, p. 357-366, set. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 maio 2021.
PEDUZZI, P. Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca. Estudo mostra o perfil do estudante universitário brasileiro. Agência Brasil, Brasília, maio 21/2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/ mapa-do-ensino-superior-aponta-para-maioria-feminina-e-branca>. Acesso em: 20 out. 2020.
PEREIRA, A. S. ESCUDO SOCIAL: Uma Proposta de Compreensão para a Relação entre Habilidades Sociais e Apoio Social na Adultez Emergente. INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Rio Grande do Sul, p. 1 – 101, 2019. Disponível em: https: //www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/196347/001095281.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 mai. 2021.
SANTOS DE MORALES, R.; RECK MAGGI, N.; MARQUES DA SILVEIRA, A. L.; FIGUEIRÓ RAMIRO, J. Contribuições do sociointeracionismo para a aprendizagem de um idioma em plataformas digitais / Contributions from sociointeracionism to the learning of a language in digital platforms. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 148–160, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.148-160. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16732. Acesso em: 19 mai. 2021.
SERAPIONI, Mauro. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & Saúde Coletiva. 2000.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 4ª edição. São Paulo: Livraria Martins Fontes. Editora Ltda, 1991.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

SANTOS, Cecilia Prado Cunha Souza; ARAGÃO SCHMITBERGER, Júlia; SANTOS, Thaís Alves Seibert dos; CALDAS, Luiza; NKOSO, Bernadette Alekawa; BORGES, Jacqueline Silva Lima; GONÇALVES, Betânia Diniz. ADULTEZ EMERGENTE E UNIVERSIDADE: O SENTIMENTO “IN-BETWEEN” . Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 149–168, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32726. Acesso em: 3 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre