ADULTEZ EMERGENTE E UNIVERSIDADE: O SENTIMENTO “IN-BETWEEN”
Palavras-chave:
Adultez emergente, universidade, nível socioeconômico, autonomiaResumo
A adultez emergente, conforme Jeffrey Arnett (2000), é caracterizada como a fase entre a adolescência e a vida adulta, contemplando a idade de 18 a 25 anos. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades que os jovens universitários enfrentam no processo de tornarem-se adultos, confirmando a existência dessa fase. Buscaremos também apontar os papéis assumidos pela universidade nesse processo. Os principais teóricos utilizados para embasar a pesquisa foram: Jeffrey Arnett (2000, 2014), desenvolvedor do termo indicador da fase estudada e Vygotsky (1991) que foi utilizado para explicar a construção social do indivíduo. Já quanto à metodologia utilizada, optou-se, para a obtenção dos dados, a entrevista semi-estruturada tendo em vista sua não rigidez. Os resultados a que chegamos confirmam a existência da adultez emergente e trazem as vivências dos jovens, tendo em vista o papel da universidade, do núcleo familiar, e também os aspectos emocionais e a influência do nível socioeconômico. A pesquisa busca, assim, trazer informações a respeito da fase adultez emergente, além de propor novas perspectivas tanto para o jovem, quanto para as universidades, contribuindo ainda para que diferentes diretrizes sejam pensadas.
Downloads
Referências
ARNETT, Jeffrey Jensen. Emerging Adulthood: A Theory of Development From the Late Teens Through the Twenties. American Psychologist. University of Maryland College Park. Copyright 2000 by the American Psychological Association. Disponível em: <http://jeffreyarnett.com/ARNETT_Emerging_Adulthood_theory.pdf > Acesso em: 15 de set. 2020.
ARNETT, Jeffrey Jensen. Emerging Adulthood: The Winding Road from the Late Teens Through the Twenties. 2. ed. New York: Oxford University Press, 2014a. v. 1. 285 p. ISBN 978-0-19- 992938-2. Disponível em: <http://www.jeffreyarnett.com/EAsecondedition.pdf>. Acesso em: 12 out. 2020.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Editora Zahar, Rio de Janeiro, v. 1, p. 150-192, 2001.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOIKO, Vanessa Alessandra Thomaz; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicol. estud., Maringá , v. 6, n. 1, p. 51-58, June 2001 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 out. 2020.
DIAS, Maria Sara de Lima; SOARES, Dulce Helena Penna. A escolha profissional no direcionamento da carreira dos universitários. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 32, n. 2, p. 272-283, 2012 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 2 Nov. 2020.
FELINTO, Tuíla Maciel; GAUER, Gustavo; ROCHA, Giula Bodanese; BRAUN, Karen Cristina Rech; DIAS, Ana Cristina Garcia. Eventos de vida e Construção da Identidade na Adultez Emergente. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS, Porto Alegre, RS, Brasil, v. 2, p. 1 – 10, 2020. ISSN 1808-4281. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/52582/34212. Acesso em: 19 Mai. 2021.
LE BRETON, David. Uma breve história da adolescência. Editora PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, v.1, p. 81-87, jan. 2017.
LUCCI, M. A. A PROPOSTA DE VYGOTSKY: A PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA. Revista de currículum y formación del profesorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, p. 1 – 11, Dez 2006. Disponível em: https://www.ugr.es/~recfpro/ rev102COL2port.pdf. Acesso em: 19 Mai. 2021.
MANZINI, Eduardo José. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
MENDONÇA, M. P. G. de. Processo de Transição e Percepção de Adultez: Análise Diferencial dos Marcadores Identitários em Jovens Estudantes e Trabalhadores. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), Porto, v. 1, p. 1 – 200, 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/143398319.pdf. Acesso em: 19 Mai. 2021.
MONTEIRO, Sara; TAVARES, José; PEREIRA, Anabela. Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultez. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 129-137, jan./jul. 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/545> Acesso em: 12 set.2020.
MOTA, Catarina Pinheiro; ROCHA, Magda. Adolescência e jovem adultícia: crescimento pessoal, separação-individuação e o jogo das relações. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 28, n. 3, p. 357-366, set. 2012 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722012000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 maio 2021.
PEDUZZI, P. Mapa do Ensino Superior aponta maioria feminina e branca. Estudo mostra o perfil do estudante universitário brasileiro. Agência Brasil, Brasília, maio 21/2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-05/ mapa-do-ensino-superior-aponta-para-maioria-feminina-e-branca>. Acesso em: 20 out. 2020.
PEREIRA, A. S. ESCUDO SOCIAL: Uma Proposta de Compreensão para a Relação entre Habilidades Sociais e Apoio Social na Adultez Emergente. INSTITUTO DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Rio Grande do Sul, p. 1 – 101, 2019. Disponível em: https: //www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/196347/001095281.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 mai. 2021.
SANTOS DE MORALES, R.; RECK MAGGI, N.; MARQUES DA SILVEIRA, A. L.; FIGUEIRÓ RAMIRO, J. Contribuições do sociointeracionismo para a aprendizagem de um idioma em plataformas digitais / Contributions from sociointeracionism to the learning of a language in digital platforms. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 148–160, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.148-160. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16732. Acesso em: 19 mai. 2021.
SERAPIONI, Mauro. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & Saúde Coletiva. 2000.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. 4ª edição. São Paulo: Livraria Martins Fontes. Editora Ltda, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlia Aragão Schmitberger, Bernadette Alekawa Nkoso, Cecilia Prado Cunha Souza Santos, Jacqueline Silva Lima Borges, Luiza Caldas, Thaís Alves Seibert dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.