O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Keywords:
Jovem, Cinema, SubjetividadeAbstract
Este estudo se insere na temática dos modos de existência do jovem contemporâneo, com o objetivo de discutir e analisar a sua experiência estética com o cinema, em uma sociedade pautada por relações de consumo e onde as trocas se fazem em velocidade cada vez mais vertiginosa. À luz de diferentes autores, postula-se que a prática de ir ao cinema compõe a tessitura da vida do jovem espectador, estando imbricada e indissociável do engendramento de subjetividades. O trajeto investigativo deu-se em diversos planos, intimamente interligados, reunindo estudos bibliográficos e de campo, que integrou a realização de entrevistas com jovens frequentadores de sessões cinematográficas em Belo Horizonte e a observação em espaços onde se instalam as salas de espetáculo. Aborda-se o cinema inserido nos espaços dos shoppings, práticas de consumo associadas ao lazer, à estética do movimento incessante e das sensações fugazes tão presentes na indústria de filmes.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
SANTOS, Kelley Soares. O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 76–93, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13612. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.