O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Palabras clave:
Jovem, Cinema, SubjetividadeResumen
Este estudo se insere na temática dos modos de existência do jovem contemporâneo, com o objetivo de discutir e analisar a sua experiência estética com o cinema, em uma sociedade pautada por relações de consumo e onde as trocas se fazem em velocidade cada vez mais vertiginosa. À luz de diferentes autores, postula-se que a prática de ir ao cinema compõe a tessitura da vida do jovem espectador, estando imbricada e indissociável do engendramento de subjetividades. O trajeto investigativo deu-se em diversos planos, intimamente interligados, reunindo estudos bibliográficos e de campo, que integrou a realização de entrevistas com jovens frequentadores de sessões cinematográficas em Belo Horizonte e a observação em espaços onde se instalam as salas de espetáculo. Aborda-se o cinema inserido nos espaços dos shoppings, práticas de consumo associadas ao lazer, à estética do movimento incessante e das sensações fugazes tão presentes na indústria de filmes.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-12-01
Cómo citar
SANTOS, Kelley Soares. O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 76–93, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13612. Acesso em: 29 sep. 2025.
Número
Sección
Artigos de temática livre
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgar a la revista el derecho a la publicación inicial, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons CC BY 4.0, y derechos de publicación. Los autores pueden publicar su trabajo en línea en repositorios institucionales / disciplinarios o en sus propios sitios web.