TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE: IMPACTOS DO USO DO CELULAR NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES
Keywords:
Telefone celular, Internet, Adolescentes, Novos modos de subjetividade, Prática psicológicaAbstract
O trabalho realizado teve como objetivo conhecer os impactos do uso do celular no cotidiano de adolescentes na faixa etária entre doze e dezoito anos. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo de cunho exploratório com sessenta e um adolescentes, de ambos os sexos, residentes na cidade de Belo Horizonte ou em alguma das cidades que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto por vinte e uma perguntas fechadas e as informações obtidas tiveram tratamento estatístico. Os resultados apontaram que os adolescentes passam mais da metade de seu dia conectados à internet e atribuem ao telefone celular um lugar de muita importância em sua existência chegando a estabelecer com ele uma relação de dependência. Sinalizaram também que o acesso ao telefone celular tem ocorrido ainda na infância, que sua posse independe de classe social, que este dispositivo tem assumido diferentes funções na vida dos adolescentes contemporâneos e que eles têm usado principalmente a via digital para comunicar-se ocasionando a diminuição da relação face a face. A partir dos resultados encontrados é possível constatar que a utilização das novas tecnologias tem como efeito a produção de novos modos de subjetividade e comportamentos, fato que tem impactado diretamente na atuação do profissional de Psicologia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-12-01
How to Cite
SOARES, Samara Sousa Diniz; CÂMARA, Gislene Clemente Vilela. TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE: IMPACTOS DO USO DO CELULAR NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 204–223, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13619. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.