TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE: IMPACTOS DO USO DO CELULAR NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES
Parole chiave:
Telefone celular, Internet, Adolescentes, Novos modos de subjetividade, Prática psicológicaAbstract
O trabalho realizado teve como objetivo conhecer os impactos do uso do celular no cotidiano de adolescentes na faixa etária entre doze e dezoito anos. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo de cunho exploratório com sessenta e um adolescentes, de ambos os sexos, residentes na cidade de Belo Horizonte ou em alguma das cidades que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto por vinte e uma perguntas fechadas e as informações obtidas tiveram tratamento estatístico. Os resultados apontaram que os adolescentes passam mais da metade de seu dia conectados à internet e atribuem ao telefone celular um lugar de muita importância em sua existência chegando a estabelecer com ele uma relação de dependência. Sinalizaram também que o acesso ao telefone celular tem ocorrido ainda na infância, que sua posse independe de classe social, que este dispositivo tem assumido diferentes funções na vida dos adolescentes contemporâneos e que eles têm usado principalmente a via digital para comunicar-se ocasionando a diminuição da relação face a face. A partir dos resultados encontrados é possível constatar que a utilização das novas tecnologias tem como efeito a produção de novos modos de subjetividade e comportamentos, fato que tem impactado diretamente na atuação do profissional de Psicologia.Downloads
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Pubblicato
2016-12-01
Come citare
SOARES, Samara Sousa Diniz; CÂMARA, Gislene Clemente Vilela. TECNOLOGIA E SUBJETIVIDADE: IMPACTOS DO USO DO CELULAR NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 204–223, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13619. Acesso em: 29 set. 2025.
Fascicolo
Sezione
Artigos de temática livre
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