O COTIDIANO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE: DIMENSÕES IDEOLÓGICAS DOS DISCURSOS E PRÁTICAS
Keywords:
Trabalhador-estudante, Cotidiano, Ideologia, Método dialéticoAbstract
O presente artigo, que resulta de uma pesquisa de iniciação científica, apresenta os significados da relação educação-trabalho para indivíduos que a vivenciam em seu cotidiano, identificando as ideologias contidas em seus discursos e práticas. Esse estudo, portanto, foi norteado pela seguinte questão-problema: quais ideologias o trabalhador-estudante atribui à sua realidade cotidiana? Como metodologia de pesquisa, adotou-se o método dialético, que considera a dimensão particular e social dos discursos, não se limitando ao fenômeno em si, mas interpretando-o com base em sua materialidade histórica e nas tensões que lhe são constitutivas. Foram realizadas oito entrevistas com trabalhadores-estudantes de 18 a 50 anos de idade, que estudam em instituições privadas de ensino superior do município de São Paulo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A partir da análise dos depoimentos, foi possível observar que as ideias sustentadas pelos sujeitos estão impregnadas de um dos principais componentes afetivos dos juízos ultrageneralizadores presentes no cotidiano, a fé, que confere força às ideologias. A tese do mérito individual aparece na maioria dos depoimentos, o que sugere que essas crenças ideológicas – sustentadas pela fé – estão tão consolidadas que sua reprodução é praticamente automática, tornando-se uma entidade independente, uma verdade incontestável no atual sistema de produção. Observou-se nos discursos a existência da crença de que o esforço possui uma função quase transcendental, indispensável para se alcançar as falsas promessas de sucesso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral; SILVA, Leonidas Valverde da. O COTIDIANO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE: DIMENSÕES IDEOLÓGICAS DOS DISCURSOS E PRÁTICAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 273–294, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14260. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.