O COTIDIANO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE: DIMENSÕES IDEOLÓGICAS DOS DISCURSOS E PRÁTICAS
Palabras clave:
Trabalhador-estudante, Cotidiano, Ideologia, Método dialéticoResumen
O presente artigo, que resulta de uma pesquisa de iniciação científica, apresenta os significados da relação educação-trabalho para indivíduos que a vivenciam em seu cotidiano, identificando as ideologias contidas em seus discursos e práticas. Esse estudo, portanto, foi norteado pela seguinte questão-problema: quais ideologias o trabalhador-estudante atribui à sua realidade cotidiana? Como metodologia de pesquisa, adotou-se o método dialético, que considera a dimensão particular e social dos discursos, não se limitando ao fenômeno em si, mas interpretando-o com base em sua materialidade histórica e nas tensões que lhe são constitutivas. Foram realizadas oito entrevistas com trabalhadores-estudantes de 18 a 50 anos de idade, que estudam em instituições privadas de ensino superior do município de São Paulo. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A partir da análise dos depoimentos, foi possível observar que as ideias sustentadas pelos sujeitos estão impregnadas de um dos principais componentes afetivos dos juízos ultrageneralizadores presentes no cotidiano, a fé, que confere força às ideologias. A tese do mérito individual aparece na maioria dos depoimentos, o que sugere que essas crenças ideológicas – sustentadas pela fé – estão tão consolidadas que sua reprodução é praticamente automática, tornando-se uma entidade independente, uma verdade incontestável no atual sistema de produção. Observou-se nos discursos a existência da crença de que o esforço possui uma função quase transcendental, indispensável para se alcançar as falsas promessas de sucesso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-02-28
Cómo citar
DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral; SILVA, Leonidas Valverde da. O COTIDIANO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE: DIMENSÕES IDEOLÓGICAS DOS DISCURSOS E PRÁTICAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 273–294, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14260. Acesso em: 20 ago. 2025.
Número
Sección
Artigos de temática livre
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgar a la revista el derecho a la publicación inicial, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons CC BY 4.0, y derechos de publicación. Los autores pueden publicar su trabajo en línea en repositorios institucionales / disciplinarios o en sus propios sitios web.