PROGRAMA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: UMA INTRODUÇÃO RIZOMÁTICA NOS ATENDIMENTOS COMUNITÁRIOS
Keywords:
Programa Mediação de Conflitos. Esquizoanálise. Atendimentos ComunitáriosAbstract
Este estudo é uma reflexão sobre o Programa Mediação de Conflitos, em Minas Gerais, com ênfase nos atendimentos comunitários, a partir do trabalho de conclusão de curso em Psicologia na PUC Minas, Coração Eucarístico. Busca-se neste, analisar através da Esquizoanálise, documentos e outras bibliografias relacionadas à Política de Prevenção à Criminalidade. Este estudo se introduz na linha de pesquisa qualitativa, que por um lado segue o modelo tradicional, mas que por outro, buscará refletir de maneira complexa o Programa Mediação de Conflitos. Sua metodologia se da a partir de uma cartografia do texto sobre o Projeto Temático “Como nossos pais”, encontrado em um livro do Programa Mediação de Conflitos no site do Instituto Elo. A pesquisa tem como objetivo analisar micropoliticamente os desafios e possibilidades acerca dos atendimentos comunitários, a fim de compreender a complexidade dos atravessamentos e buscar alternativas para as mesmas. Constata-se que é possível identificar que o endurecimento da prática em relação ao planejamento, impossibilita o sucesso da mesma. Verifica-se ainda, que a flexibilização dos técnicos em relação a metodologia do Programa, permite melhores resultados nesse nível de atendimento. Nesse sentido, é necessário refletir sobre as posturas adotadas nas equipes, para a realização da mobilização comunitária, que exige participação, escuta e voz dos usuários para encontrarem saídas para situações difíceis, diante tamanha complexidade. Dessa forma, justifica-se a produção de conhecimento nesse campo, intentando a contribuição para a formação de psicólogos e demais técnicos que irão se inserir nessa realidade.Downloads
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Published
2017-06-05
How to Cite
SILVA, Dinamar Ribeiro da; SOUZA, Sílvia Regina Eulálio de. PROGRAMA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: UMA INTRODUÇÃO RIZOMÁTICA NOS ATENDIMENTOS COMUNITÁRIOS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 291–309, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15259. Acesso em: 29 sep. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
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