OS PAIS SUFICIENTEMENTE BONS NA OFICINA DE SEXUALIDADE E AFETIVIDADE COM ADOLESCENTES

Authors

  • Mauro Lúcio de Carvalho Lúcio Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Keywords:

Adolescência, Saúde coletiva, Oficina, Escola

Abstract

Este artigo discute o tema da sexualidade e a afetividade e suas manifestações no período da adolescência. Traz à baila a questão da ausência paterna e as possíveis consequências dessa ausência na vida dos adolescentes. Os pais precisam ser suficientemente bons, garantindo, assim, a maturidade psicológica dos seus filhos. Mas como ser suficientemente bons?  A figura paterna será sempre, na teoria psicanalítica, a de alguém que barra a permissividade do filho; que cinde a simbiose materna entre a genitora e o filho. Tal cisão permite aos adolescentes uma integração das forças pulsionais da sexualidade e da afetividade. A conversa sobre a temática apresentada aconteceu por meio de oficinas em saúde coletiva, realizadas numa Escola Integral, numa periferia de Belo Horizonte. No ínterim das oficinas, fenômenos como a função paterna, a angústia dos oficineiros e o papel do bode expiatório no campo grupal, se desvelaram. Ao se falar da afetividade como tudo aquilo que afeta o sujeito, um adolescente de 12 anos afirmou sentir-se afetado pela ausência paterna. A partir de tal afirmação e dos outros fenômenos grupais, emergidos no campo das oficinas, elaborou-se o presente artigo, propondo a articulação entre a mãe e o pai suficientemente bons, para uma integração da sexualidade e da afetividade na adolescência.

Downloads

Download data is not yet available.

References

- ABERASTURY, Arminda; KNOBEL, Mauricio. A Síndrome da adolescência normal. Um enfoque psicanalítico. Tradução: Suzana Maria Garagoray Ballve. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

- AFONSO, Maria Lúcia M. Oficinas em dinâmica de grupo – um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições o Campo Social, 2002.

- ALBERTI, Sonia. O adolescente e o outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

- CORNEAU, Guy. Pai ausente, filho carente. O que aconteceu com os homens? Tradução: Lucia Jahn. São Paulo: Editora brasiliense, 1991.

- FREUD, Sigmund. O Ego, e o Id e outros trabalhos. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Rio de Janeiro: Imago 1996. v.19.

- FREUD, Sigmund. Os três ensaios da sexualidade infantil. In: FREUD, Sigmund. Edição Standard Brasileira das obras Psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. Rio de Janeiro: Imago 1996. v.7.

- ROSS, Marie-Paul. A sexualidade dos jovens. Pequeno manual para pais e educadores. Tradução: Jaime A. Clasen. São Paulo: Paulinas, 2014.

- WINNICOTT, Donald W. A família e o desenvolvimento individual. Textos de psicologia. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

Published

2018-09-12

How to Cite

CARVALHO, Mauro Lúcio de Carvalho Lúcio. OS PAIS SUFICIENTEMENTE BONS NA OFICINA DE SEXUALIDADE E AFETIVIDADE COM ADOLESCENTES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 501–522, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/16024. Acesso em: 20 aug. 2025.