A INFLUÊNCIA DE MINDFULNESS NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: REVISÃO NARRATIVA
Keywords:
Mindfulness, Idosos, Qualidade de vidaAbstract
O aumento na população mundial de idosos sinaliza a importância da associação entre longevidade e saúde física, mental e qualidade de vida. O conceito de qualidade de vida envolve a percepção que o indivíduo tem de si mesmo e do contexto à sua volta. O aumento nos níveis de mindfulness pode tornar um indivíduo menos reativo ao que vivencia por contribuir com a recontextualização das experiências. O objetivo desse artigo é compreender como mindfulness pode influenciar na qualidade de vida dos idosos. Para tanto, foi realizada uma busca na base Google Acadêmico a partir dos descritores “mindfulness”, “idosos”, “qualidade de vida” e “funções cognitivas”, em português e em inglês. Foram encontrados 56 artigos e, após avaliar os critérios de elegibilidade, foram selecionados 8 para análise. Os estudos apontam que a prática de mindfulness protege idosos de alguns danos decorrentes do estresse, melhora medidas psicológicas de bem-estar, aprimora mudança de foco atencional, melhora a qualidade do sono, diminui estratégias compensatórias de memória e alivia sintomas de depressão e de ansiedade. Observou-se, por meio dos estudos avaliados, que a prática de mindfulness melhora o bem-estar físico e mental na maturidade, especialmente na percepção do estresse e na diminuição do sofrimento psicológico. Dessa forma, mindfulness pode ser utilizado como um recurso terapêutico para promover o bem-estar e a qualidade de vida em idosos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-09-12
How to Cite
SILVA, Ana Cristina Cardoso da; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. A INFLUÊNCIA DE MINDFULNESS NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: REVISÃO NARRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 37–51, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18404. Acesso em: 19 oct. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.