A INFLUÊNCIA DE MINDFULNESS NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Mindfulness, Idosos, Qualidade de vidaResumo
O aumento na população mundial de idosos sinaliza a importância da associação entre longevidade e saúde física, mental e qualidade de vida. O conceito de qualidade de vida envolve a percepção que o indivíduo tem de si mesmo e do contexto à sua volta. O aumento nos níveis de mindfulness pode tornar um indivíduo menos reativo ao que vivencia por contribuir com a recontextualização das experiências. O objetivo desse artigo é compreender como mindfulness pode influenciar na qualidade de vida dos idosos. Para tanto, foi realizada uma busca na base Google Acadêmico a partir dos descritores “mindfulness”, “idosos”, “qualidade de vida” e “funções cognitivas”, em português e em inglês. Foram encontrados 56 artigos e, após avaliar os critérios de elegibilidade, foram selecionados 8 para análise. Os estudos apontam que a prática de mindfulness protege idosos de alguns danos decorrentes do estresse, melhora medidas psicológicas de bem-estar, aprimora mudança de foco atencional, melhora a qualidade do sono, diminui estratégias compensatórias de memória e alivia sintomas de depressão e de ansiedade. Observou-se, por meio dos estudos avaliados, que a prática de mindfulness melhora o bem-estar físico e mental na maturidade, especialmente na percepção do estresse e na diminuição do sofrimento psicológico. Dessa forma, mindfulness pode ser utilizado como um recurso terapêutico para promover o bem-estar e a qualidade de vida em idosos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-12
Como Citar
SILVA, Ana Cristina Cardoso da; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. A INFLUÊNCIA DE MINDFULNESS NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: REVISÃO NARRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 37–51, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18404. Acesso em: 20 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.