TRATAMENTO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA MULHERES COM A IMAGEM CORPORAL DISTORCIDA PELA DEPRESSÃO
Keywords:
Terapia cognitivo-comportamental, Depressão, Imagem corporal, TratamentoAbstract
A depressão tem se tornado abrangente entre a população e impactado a vida de muitos portadores, afetando diversas áreas de suas vidas e podendo até mesmo ocasionar outras doenças. No Brasil, essa realidade não tem sido diferente, e o público feminino vem sendo o mais afetado; sendo que esses fatores contribuem para que o país seja evidenciado como um dos líderes em casos de depressão entre os países em desenvolvimento. O presente trabalho consistiu em pesquisar sobre como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode contribuir no tratamento de mulheres que apresentam a imagem corporal distorcida influenciada pela depressão. Para tanto, foi utilizada a revisão narrativa na qual treze artigos foram selecionados na base de dados do Scielo com as seguintes combinações de palavras-chave: “depressão”, “imagem corporal” e “Terapia Cognitivo-Comportamental” entre os anos de 2008 e 2017. A distorção da imagem corporal é um dos sintomas ocasionados pela depressão e pode ser acentuado pelo sentimento de baixa autoestima também presente nesse quadro, sendo esse fenômeno observado em mulheres que apresentam o transtorno depressivo. A partir da literatura revisada, constatou-se que a TCC, por meio de seu arcabouço teórico e técnico, pode contribuir no tratamento de aspectos relativos à imagem corporal associada à depressão.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-09-12
How to Cite
LACERDA, Márcia Regiane Pimenta; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. TRATAMENTO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA MULHERES COM A IMAGEM CORPORAL DISTORCIDA PELA DEPRESSÃO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 153–171, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18411. Acesso em: 19 oct. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.