TRATAMENTO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA MULHERES COM A IMAGEM CORPORAL DISTORCIDA PELA DEPRESSÃO
Mots-clés :
Terapia cognitivo-comportamental, Depressão, Imagem corporal, TratamentoRésumé
A depressão tem se tornado abrangente entre a população e impactado a vida de muitos portadores, afetando diversas áreas de suas vidas e podendo até mesmo ocasionar outras doenças. No Brasil, essa realidade não tem sido diferente, e o público feminino vem sendo o mais afetado; sendo que esses fatores contribuem para que o país seja evidenciado como um dos líderes em casos de depressão entre os países em desenvolvimento. O presente trabalho consistiu em pesquisar sobre como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode contribuir no tratamento de mulheres que apresentam a imagem corporal distorcida influenciada pela depressão. Para tanto, foi utilizada a revisão narrativa na qual treze artigos foram selecionados na base de dados do Scielo com as seguintes combinações de palavras-chave: “depressão”, “imagem corporal” e “Terapia Cognitivo-Comportamental” entre os anos de 2008 e 2017. A distorção da imagem corporal é um dos sintomas ocasionados pela depressão e pode ser acentuado pelo sentimento de baixa autoestima também presente nesse quadro, sendo esse fenômeno observado em mulheres que apresentam o transtorno depressivo. A partir da literatura revisada, constatou-se que a TCC, por meio de seu arcabouço teórico e técnico, pode contribuir no tratamento de aspectos relativos à imagem corporal associada à depressão.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2018-09-12
Comment citer
LACERDA, Márcia Regiane Pimenta; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. TRATAMENTO COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA MULHERES COM A IMAGEM CORPORAL DISTORCIDA PELA DEPRESSÃO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 153–171, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18411. Acesso em: 19 oct. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.