ABORDAGEM AO PACIENTE COM TENTATIVA DE SUICÍDIO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE CONTAGEM: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Keywords:
Hospital Geral, Tentativa de Suicídio, Atuação do PsicólogoAbstract
O presente artigo tem a finalidade de descrever o conceito de suicídio e compreender a importância da abordagem ao paciente com tentativa de suicídio em um hospital geral. Nesta direção, realizou-se uma análise dos dados epistemológicos dos pacientes que apresentaram tentativas de suicídio no Hospital Municipal de Contagem - MG, no período de 2016 a setembro de 2018. A amostra analisada constituiu dos dados obtidos através do preenchimento da Ficha de Notificação/Investigação Individual do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN). A partir dessa análise se construiu um perfil dos pacientes atendidos. O artigo também buscou descrever os processos pelo qual são realizados os atendimentos a esses pacientes pela equipe multiprofissional do hospital. Buscou relatar a importância da escuta qualificada do psicólogo em uma Unidade Emergencial, acolhendo e auxiliando os pacientes e os familiares para que possam lidar da melhor maneira possível com esse momento de sofrimento. Além de auxiliar a equipe de saúde a compreender os fatores emocionais que estão envolvidos nos atendimentos. Ao fim do trabalho concluiu-se que ainda existem muitos desafios para a Psicologia em relação aos atendimentos realizados com os pacientes que apresentaram tentativa de autoextermínio, mas que já foi provada a importância do trabalho do psicólogo hospitalar em uma Unidade de Urgência e Emergência.
Downloads
References
CASSOLA, Roosevert Moisés Smeke. Suicídio e autodestruição humana. Comportamento Suicida. ARTMED Ed. Porto Alegre. 2004.
FREITAS, Ana Paula Araújo de. BORGES, Lucienne Martins. Do Acolhimento ao encaminhamento: O Atendimento ás tentativas de suicídio nos contextos hospitalares. Estud. Psicol. v.22. n.1 mar. Natal. 2017.
GUTIERREZ, Beatriz Aparecida Ozello. Assistência hospital na tentativa de suicídio. Disponível em: >www.scielo.br/pdf/pusp/v25n3/0103-6564-pusp-25-03-0262.pdf< Acesso em: 12/09/2018 às 10:00.
LAGUARDIA, Josué. DOMINGUES, Carla Magda Allan. CARVALHO, Carolina. LAUERMAN, Carlos Rodrigo. MACÁRIO, Eduardo. GATT, Ruth. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan): desafios no desenvolvimento de um sistema de informação em saúde. Disponível em: > https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7521/mod_resource/content/1/artigoSinan.pdf< Acesso: 04/10/2016 às 10:00.
LOVISI, Gionanni Marcos. SANTOS, Simone Agadir. LEGAY, Letícia. ABELHA, Lucia. VALENCIA, Elie. Análise epidemiológica do suicídio no Brasil entre 1980 e 2006. Rev. Psiquiatria. n.31. 2009.
MOSIMANN, Laila T. Noleto Q. LUSTOSA, Maria Alice. A Psicologia hospitalar e o hospital. Rev. SBPH. v.14. n.1. jun. Rio de Janeiro. 2011.
Secretária de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde. Suicídio. Saber, agir e previnir. v.48. n.30. 2017.
SILVA, Liliane de Lourdes Teixeira. MADEIRA, Anézia Moreira Faria. Tentativa de Autoextermínio entre Adolescentes e Jovens: Uma Análise Compreensiva. Rev. Enferm. Cent. O Min. set/dez 2014.
VIEIRA, Letícia Pereira. SANTANA, Vivian Tallita Pinheiro de. SUCHARA, Eliane Aparecida. Caracterização de tentativas de suicídios por substâncias exógenas. Disponível em: > http://www.scielo.br/pdf/cadsc/v23n2/1414-462X-cadsc-23-2-118.pdf< Acesso em: 02/10/2018 às 12:00.
WERLANG, Blanca Guevara. BOTEGA, Neury José. Introdução. Comportamento Suicida. ARTMED Ed. Porto Alegre. 2004.
ZANA, Augusta Rodrigues de Oliveira. KOVÁCS, Maria Julia. O Psicólogo e o atendimento a pacientes com ideação ou tentativa de suicídio. Disponível em: > http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8598/6490< Acesso em: 12/09/2018 às 11:40.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.