ABORDAGEM AO PACIENTE COM TENTATIVA DE SUICÍDIO NO HOSPITAL MUNICIPAL DE CONTAGEM: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
Parole chiave:
Hospital Geral, Tentativa de Suicídio, Atuação do PsicólogoAbstract
O presente artigo tem a finalidade de descrever o conceito de suicídio e compreender a importância da abordagem ao paciente com tentativa de suicídio em um hospital geral. Nesta direção, realizou-se uma análise dos dados epistemológicos dos pacientes que apresentaram tentativas de suicídio no Hospital Municipal de Contagem - MG, no período de 2016 a setembro de 2018. A amostra analisada constituiu dos dados obtidos através do preenchimento da Ficha de Notificação/Investigação Individual do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN). A partir dessa análise se construiu um perfil dos pacientes atendidos. O artigo também buscou descrever os processos pelo qual são realizados os atendimentos a esses pacientes pela equipe multiprofissional do hospital. Buscou relatar a importância da escuta qualificada do psicólogo em uma Unidade Emergencial, acolhendo e auxiliando os pacientes e os familiares para que possam lidar da melhor maneira possível com esse momento de sofrimento. Além de auxiliar a equipe de saúde a compreender os fatores emocionais que estão envolvidos nos atendimentos. Ao fim do trabalho concluiu-se que ainda existem muitos desafios para a Psicologia em relação aos atendimentos realizados com os pacientes que apresentaram tentativa de autoextermínio, mas que já foi provada a importância do trabalho do psicólogo hospitalar em uma Unidade de Urgência e Emergência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CASSOLA, Roosevert Moisés Smeke. Suicídio e autodestruição humana. Comportamento Suicida. ARTMED Ed. Porto Alegre. 2004.
FREITAS, Ana Paula Araújo de. BORGES, Lucienne Martins. Do Acolhimento ao encaminhamento: O Atendimento ás tentativas de suicídio nos contextos hospitalares. Estud. Psicol. v.22. n.1 mar. Natal. 2017.
GUTIERREZ, Beatriz Aparecida Ozello. Assistência hospital na tentativa de suicídio. Disponível em: >www.scielo.br/pdf/pusp/v25n3/0103-6564-pusp-25-03-0262.pdf< Acesso em: 12/09/2018 às 10:00.
LAGUARDIA, Josué. DOMINGUES, Carla Magda Allan. CARVALHO, Carolina. LAUERMAN, Carlos Rodrigo. MACÁRIO, Eduardo. GATT, Ruth. Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan): desafios no desenvolvimento de um sistema de informação em saúde. Disponível em: > https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7521/mod_resource/content/1/artigoSinan.pdf< Acesso: 04/10/2016 às 10:00.
LOVISI, Gionanni Marcos. SANTOS, Simone Agadir. LEGAY, Letícia. ABELHA, Lucia. VALENCIA, Elie. Análise epidemiológica do suicídio no Brasil entre 1980 e 2006. Rev. Psiquiatria. n.31. 2009.
MOSIMANN, Laila T. Noleto Q. LUSTOSA, Maria Alice. A Psicologia hospitalar e o hospital. Rev. SBPH. v.14. n.1. jun. Rio de Janeiro. 2011.
Secretária de Vigilância em Saúde. Ministério da Saúde. Suicídio. Saber, agir e previnir. v.48. n.30. 2017.
SILVA, Liliane de Lourdes Teixeira. MADEIRA, Anézia Moreira Faria. Tentativa de Autoextermínio entre Adolescentes e Jovens: Uma Análise Compreensiva. Rev. Enferm. Cent. O Min. set/dez 2014.
VIEIRA, Letícia Pereira. SANTANA, Vivian Tallita Pinheiro de. SUCHARA, Eliane Aparecida. Caracterização de tentativas de suicídios por substâncias exógenas. Disponível em: > http://www.scielo.br/pdf/cadsc/v23n2/1414-462X-cadsc-23-2-118.pdf< Acesso em: 02/10/2018 às 12:00.
WERLANG, Blanca Guevara. BOTEGA, Neury José. Introdução. Comportamento Suicida. ARTMED Ed. Porto Alegre. 2004.
ZANA, Augusta Rodrigues de Oliveira. KOVÁCS, Maria Julia. O Psicólogo e o atendimento a pacientes com ideação ou tentativa de suicídio. Disponível em: > http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/8598/6490< Acesso em: 12/09/2018 às 11:40.
Downloads
Additional Files
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.