APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: O TRABALHO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MG, BRASIL
Keywords:
Atenção primária à Saúde, Saúde da família, Condições de trabalhoAbstract
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 e implantado em vários municípios do país buscando fortalecer a Estratégia de Saúde da Família (ESF), proposta central da atenção primária à saúde. Diante da incipiente proposta da política de saúde, com objetivo de conhecer o tra-balho desenvolvido pelo NASF, buscamos compreender o funcionamento de uma equipe de um município da região da grande Belo Horizonte. O estudo focou a realização do apoio matricial na relação dos profissionais do NASF com os profissionais das equipes de saúde da família. Foi utilizado como método, a observação partici-pante e o diário de campo numa abordagem qualitativa de aproximação da temática. Verificou-se que o apoio matricial desenvolvido por essa equipe ainda está em construção. Nota-se dificuldades como a pouca compre-ensão de gestores, usuários, profissionais de saúde, inclusive os próprios integrantes do NASF, sobre a proposta de trabalho, além da organização e das condições de trabalho, por vezes, apresentarem-se desfavoráveis para a realização do apoio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.