APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: O TRABALHO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MG, BRASIL
Palabras clave:
Atenção primária à Saúde, Saúde da família, Condições de trabalhoResumen
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 e implantado em vários municípios do país buscando fortalecer a Estratégia de Saúde da Família (ESF), proposta central da atenção primária à saúde. Diante da incipiente proposta da política de saúde, com objetivo de conhecer o tra-balho desenvolvido pelo NASF, buscamos compreender o funcionamento de uma equipe de um município da região da grande Belo Horizonte. O estudo focou a realização do apoio matricial na relação dos profissionais do NASF com os profissionais das equipes de saúde da família. Foi utilizado como método, a observação partici-pante e o diário de campo numa abordagem qualitativa de aproximação da temática. Verificou-se que o apoio matricial desenvolvido por essa equipe ainda está em construção. Nota-se dificuldades como a pouca compre-ensão de gestores, usuários, profissionais de saúde, inclusive os próprios integrantes do NASF, sobre a proposta de trabalho, além da organização e das condições de trabalho, por vezes, apresentarem-se desfavoráveis para a realização do apoio.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgar a la revista el derecho a la publicación inicial, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons CC BY 4.0, y derechos de publicación. Los autores pueden publicar su trabajo en línea en repositorios institucionales / disciplinarios o en sus propios sitios web.




