"MULHERES QUE QUEREM MUDANÇAS E SE JUNTAM": AS POTENCIALIDADES TRANSFORMADORAS DO MOVIMENTO FEMINISTA NO CONTEXTO ESCOLAR
Keywords:
Movimento feminista, Contexto escolar, Intervenção psicossocialAbstract
O presente artigo tem como intuito gerar reflexões acerca da realidade machista e sexista vivenciada pelas mu-lheres na sociedade contemporânea, e das potencialidades transformadoras desta a partir do movimento femi-nista inserido no contexto escolar. É parte de uma pesquisa realizada no âmbito do curso de Psicologia da PUC Minas campus Poços de Caldas, que adotou como metodologia um levantamento bibliográfico inicial acerca da estrutura histórico-social patriarcal, a qual sustenta uma lógica hierárquica e desigual das relações, além de revisitar a história de luta do movimento feminista pelos direitos das mulheres, bem como reflexões acerca do contexto escolar brasileiro, questionando a perpetuação das desigualdades que este, por vezes, sustenta. Reali-zou-se uma pesquisa-ação, por meio de uma intervenção psicossocial, em uma escola pública do sul de Minas Gerais, com estudantes do sexo feminino interessadas em formar um coletivo feminista, envolvendo contribui-ções teóricas da metodologia feminista. Para a análise dos dados realizou-se uma análise de conteúdo, na qual analisou-se: a percepção da realidade machista e sexista; atoras sociais e políticas: protagonistas das transfor-mações; as potencialidades transformadores do movimento feminista no contexto escolar. Assim, o estudo promove reflexões acerca do ser mulher na sociedade contemporânea através de diversos saberes, defendendo um compromisso social da Psicologia enquanto ciência e profissão, em busca de transformações da estrutura machista e sexista, repensando o contexto escolar a partir do protagonismo das estudantes neste espaço, agen-tes de mudanças, alicerçadas em uma práxis libertadora.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-07-19
How to Cite
EUZÉBIO, Paula Montenegro; RESENDE, Fernanda Mendes. "MULHERES QUE QUEREM MUDANÇAS E SE JUNTAM": AS POTENCIALIDADES TRANSFORMADORAS DO MOVIMENTO FEMINISTA NO CONTEXTO ESCOLAR. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 157–174, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20761. Acesso em: 27 nov. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.




