"MULHERES QUE QUEREM MUDANÇAS E SE JUNTAM": AS POTENCIALIDADES TRANSFORMADORAS DO MOVIMENTO FEMINISTA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Paula Montenegro Euzébio
  • Fernanda Mendes Resende

Palavras-chave:

Movimento feminista, Contexto escolar, Intervenção psicossocial

Resumo

O presente artigo tem como intuito gerar reflexões acerca da realidade machista e sexista vivenciada pelas mu-lheres na sociedade contemporânea, e das potencialidades transformadoras desta a partir do movimento femi-nista inserido no contexto escolar. É parte de uma pesquisa realizada no âmbito do curso de Psicologia da PUC Minas campus Poços de Caldas, que adotou como metodologia um levantamento bibliográfico inicial acerca da estrutura histórico-social patriarcal, a qual sustenta uma lógica hierárquica e desigual das relações, além de revisitar a história de luta do movimento feminista pelos direitos das mulheres, bem como reflexões acerca do contexto escolar brasileiro, questionando a perpetuação das desigualdades que este, por vezes, sustenta. Reali-zou-se uma pesquisa-ação, por meio de uma intervenção psicossocial, em uma escola pública do sul de Minas Gerais, com estudantes do sexo feminino interessadas em formar um coletivo feminista, envolvendo contribui-ções teóricas da metodologia feminista. Para a análise dos dados realizou-se uma análise de conteúdo, na qual analisou-se: a percepção da realidade machista e sexista; atoras sociais e políticas: protagonistas das transfor-mações; as potencialidades transformadores do movimento feminista no contexto escolar. Assim, o estudo promove reflexões acerca do ser mulher na sociedade contemporânea através de diversos saberes, defendendo um compromisso social da Psicologia enquanto ciência e profissão, em busca de transformações da estrutura machista e sexista, repensando o contexto escolar a partir do protagonismo das estudantes neste espaço, agen-tes de mudanças, alicerçadas em uma práxis libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Montenegro Euzébio

Psicóloga pela PUC Minas Poços de Caldas.

Fernanda Mendes Resende

Psicóloga, Doutora em Educação, Professora Adjunto IV do Curso de Psicologia PUC Minas Poços de Caldas, orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2019-07-19

Como Citar

EUZÉBIO, Paula Montenegro; RESENDE, Fernanda Mendes. "MULHERES QUE QUEREM MUDANÇAS E SE JUNTAM": AS POTENCIALIDADES TRANSFORMADORAS DO MOVIMENTO FEMINISTA NO CONTEXTO ESCOLAR. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 157–174, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20761. Acesso em: 20 ago. 2025.