UMA VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PASSOS ALÉM DO COTIDIANO
Keywords:
Universidade, Vivências de internacionalização, PsicanáliseAbstract
O texto percorre trajetória em que se pondera a universidade como importante instituição no processo civilizatório, portanto impensável sem considerar o contexto da realidade social em que se insere. Nele há considerações acerca do valor dado ao discurso próprio do capitalismo, que transforma a todos em proletários e enfatiza a qualidade humana como aquela que é da ordem do contável. Localiza, no mundo acadêmico, o valor da autoridade epistêmica e do desejo de educar como vivificadores do processo que não desconhece movimentos de universalização e globalização apagando particularidades e singularidades, consequentemente, construindo segregações. O movimento de internacionalização é colocado na cena, com ponderações que o situam mais além de elevar números avaliativos, mas na ocorrência do que se pode chamar ensino verdadeiro. Vivências da autora são mencionadas como exemplo que, considera-se, podem ensinar. O campo teórico/prático em que a escrita se articula é psicanalítico.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-07-19
How to Cite
FERRARI, Ilka Franco. UMA VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PASSOS ALÉM DO COTIDIANO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 211–223, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20765. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Dossiê
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.