UMA VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PASSOS ALÉM DO COTIDIANO
Palavras-chave:
Universidade, Vivências de internacionalização, PsicanáliseResumo
O texto percorre trajetória em que se pondera a universidade como importante instituição no processo civilizatório, portanto impensável sem considerar o contexto da realidade social em que se insere. Nele há considerações acerca do valor dado ao discurso próprio do capitalismo, que transforma a todos em proletários e enfatiza a qualidade humana como aquela que é da ordem do contável. Localiza, no mundo acadêmico, o valor da autoridade epistêmica e do desejo de educar como vivificadores do processo que não desconhece movimentos de universalização e globalização apagando particularidades e singularidades, consequentemente, construindo segregações. O movimento de internacionalização é colocado na cena, com ponderações que o situam mais além de elevar números avaliativos, mas na ocorrência do que se pode chamar ensino verdadeiro. Vivências da autora são mencionadas como exemplo que, considera-se, podem ensinar. O campo teórico/prático em que a escrita se articula é psicanalítico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-19
Como Citar
FERRARI, Ilka Franco. UMA VIVÊNCIA UNIVERSITÁRIA: PASSOS ALÉM DO COTIDIANO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 211–223, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20765. Acesso em: 20 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.