SENSIBILIZAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
Keywords:
Escolha Profissional, Orientação Profissional, Carreira, Jovens, Prática ExtensionistaAbstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar a prática extensionista da disciplina de "Orientação Profissional" realizada em uma escola estadual com jovens estudantes do Ensino Médio. A prática, realizada por meio de oficina psicossocial, discutiu questões relacionadas a escolha da carreira, a construção de um projeto de vida, o autoconhecimento, valores e outros temas correlatos. A análise da prática de sensibilização profissional foi realizada considerando as categorias "autoconhecimento", "dúvida na escolha da carreira", "influência da família" e "ocupação e profissão", agrupando nestas as respostas dos jovens. Foi possível constatar que os jovens trazem, quanto a escolha de suas carreiras, questões relacionadas a influência de seus familiares, suas expectativas para o futuro, o desconhecimento de algumas carreiras e/ou possibilidades que se apresentam, a preferência por uma ocupação ou por uma profissão e a importância do autoconhecimento para uma escolha profissional mais satisfatória.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-07-19
How to Cite
ALBINO, Aline Beatriz Alvarenga; DIAS, Caroline Raque Mota; ALVES, Igor Trigueiro; NASCIMENTO, Lorrane Catarina Lima Castro; SILVA, Wellerson Matheus da. SENSIBILIZAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 520–537, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20771. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.