SENSIBILIZAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA
Parole chiave:
Escolha Profissional, Orientação Profissional, Carreira, Jovens, Prática ExtensionistaAbstract
O presente artigo tem por objetivo apresentar a prática extensionista da disciplina de "Orientação Profissional" realizada em uma escola estadual com jovens estudantes do Ensino Médio. A prática, realizada por meio de oficina psicossocial, discutiu questões relacionadas a escolha da carreira, a construção de um projeto de vida, o autoconhecimento, valores e outros temas correlatos. A análise da prática de sensibilização profissional foi realizada considerando as categorias "autoconhecimento", "dúvida na escolha da carreira", "influência da família" e "ocupação e profissão", agrupando nestas as respostas dos jovens. Foi possível constatar que os jovens trazem, quanto a escolha de suas carreiras, questões relacionadas a influência de seus familiares, suas expectativas para o futuro, o desconhecimento de algumas carreiras e/ou possibilidades que se apresentam, a preferência por uma ocupação ou por uma profissão e a importância do autoconhecimento para uma escolha profissional mais satisfatória.Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Pubblicato
2019-07-19
Come citare
ALBINO, Aline Beatriz Alvarenga; DIAS, Caroline Raque Mota; ALVES, Igor Trigueiro; NASCIMENTO, Lorrane Catarina Lima Castro; SILVA, Wellerson Matheus da. SENSIBILIZAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 520–537, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20771. Acesso em: 20 ago. 2025.
Fascicolo
Sezione
Artigos de temática livre
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.