AFILIAÇÃO À PESQUISA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO STRICTO SENSU
Keywords:
Afiliação, Assistência Estudantil, Stricto SensuAbstract
Este relato de pesquisa decorre do projeto de mestrado “Políticas de Assistência Estudantil e as necessidades de saúde mental dos estudantes de pós-graduação stricto sensu”, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia no período de 2018 à 2019. O objetivo geral da pesquisa foi o de compreender a experiência de afiliação para, posteriormente, propor ações que deem suporte a percursos bem-sucedidos de estudantes da pós-graduação. A prática da pesquisa realizou movimentos de natureza exploratória e explicativa e a abordagem foi qualitativa, o desenho de estudo orientou-se para a pesquisa aplicada. O procedimento de produção de dados da pesquisa foi a realização de Rodas de Conversa desenvolvidas no período de julho à outubro de 2019, perfazendo um total de 10 encontros de uma hora cada, dos quais participaram 30 estudantes e cujos temas disparadores para os encontros foram dificuldades, experiências e as escolhas que envolvem fazer um curso de pós-graduação. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o Parecer nº 3.210.262 datado de 20 de março de 2019. Nas Rodas de Conversa os estudantes apontaram as principais dificuldades com que se depararam para construir seu percurso de afiliação à pesquisa acadêmica na formação stricto sensu e os principais caminhos para superar essas dificuldades. No que concerne as responsabilidades da universidade e do programa de pós-graduação indicaram a necessidade de ações estruturadas de acolhimento e orientação para a construção do percurso acadêmico, com espaços de escuta e diálogo acerca dos desafios a serem enfrentados ao longo dos 24 meses de curso, incluindo-se aqui as necessidades de infraestrutura e os impactos psicológicos envolvidos no processo de produção de sujeitos pesquisadores.
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