AFILIAÇÃO À PESQUISA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO STRICTO SENSU

Autores/as

Palabras clave:

Afiliação, Assistência Estudantil, Stricto Sensu

Resumen

Este relato de pesquisa decorre do projeto de mestrado “Políticas de Assistência Estudantil e as necessidades de saúde mental dos estudantes de pós-graduação stricto sensu”, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia no período de 2018 à 2019. O objetivo geral da pesquisa foi o de compreender a experiência de afiliação para, posteriormente, propor ações que deem suporte a percursos bem-sucedidos de estudantes da pós-graduação. A prática da pesquisa realizou movimentos de natureza exploratória e explicativa e a abordagem foi qualitativa, o desenho de estudo orientou-se para a pesquisa aplicada. O procedimento de produção de dados da pesquisa foi a realização de Rodas de Conversa desenvolvidas no período de julho à outubro de 2019, perfazendo um total de 10 encontros de uma hora cada, dos quais participaram 30 estudantes e cujos temas disparadores para os encontros foram dificuldades, experiências e as escolhas que envolvem fazer um curso de pós-graduação. O projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o Parecer nº 3.210.262 datado de 20 de março de 2019. Nas Rodas de Conversa os estudantes apontaram as principais dificuldades com que se depararam para construir seu percurso de afiliação à pesquisa acadêmica na formação stricto sensu e os principais caminhos para superar essas dificuldades. No que concerne as responsabilidades da universidade e do programa de pós-graduação indicaram a necessidade de ações estruturadas de acolhimento e orientação para a construção do percurso acadêmico, com espaços de escuta e diálogo acerca dos desafios a serem enfrentados ao longo dos 24 meses de curso, incluindo-se aqui as necessidades de infraestrutura e os impactos psicológicos envolvidos no processo de produção de sujeitos pesquisadores.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosângela da Luz Matos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Psicologia PUCRS (1992), Licenciatura em Psicologia UFRGS (1998), mestrado em Psicologia Social e Institucional UFRGS (2001) e Doutorado em Sociologia UFC (2008). Pós Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade UFBA (2012). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação - GESTEC/UNEB. Líder do grupo de pesquisa CNPq Educação, Universidade e Região - EdUReg. Temáticas de estudo em Educação: Práticas de Escrita e Leitura, Adolescências, Juventudes, Trabalho.

Citas

ANDRÉ, Marli; GATTI, Bernadete. Métodos Qualitativos de Pesquisa em Educação no Brasil: origens e evolução. Simpósio Brasileiro- Alemão de Pesquisa Qualitativa e Interpretação de Dados, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2008.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. 159 p.

BOURDIEU, Pierre. Campo intelectual e habitus de classe. In: _____. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2001. Disponível em: <https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/06/BOURDIEU-Pierre.-A-economia-das-trocas-simb%C3%B3licas.pdf>. Acesso em: 18 de set. 2019.

COULON, Alain. A condição do estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: Edufba, 2008. p. 276.

DE MEIS, L. et al . The growing competition in Brazilian science: rites of passage, stress and burnout. Braz J Med Biol Res, Ribeirão Preto , v. 36, n. 9, p. 1135-1141, Set. 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-879X2003000900001>. Acesso em: 4 mai. 2019.

GATTI, Bernardete. Reflexão sobre os desafios da pós-graduação: novas perspectivas sociais, conhecimento e poder. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 18, p. 108-116, Dez. 2001. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782001000300010>. Acesso em: 20 dez. 2019.

JUNG, Carl G. A Prática da Psicoterapia. 14. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LOURENÇO, Denise. Fanzine: Procedimentos construtivos em mídia tática impressa. 2006. 171 f. Dissertação (mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em comunicação e semiótica, São Paulo.

MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes et al. Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p.184-203, 2009. Disponível em:<http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-11682009000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 jun. 2019.

MATOS, Rosângela da Luz; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. A orientação acadêmica entre a disciplinaridade e a interdisciplinaridade. In: SANTOS, Georgina; SAMPAIO, Sônia Observatório da Vida Estudantil: Universidade, responsabilidade social e juventude, Salvador, p.121-141, 2013.

MINAYO, Maria Cecília. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 80 p.

MOURA, Adriana; LIMA, Maria. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun., 2014. Disponível em:
< https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/18338/11399>. Acesso em: 14 jun. 2019.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer Pesquisa Qualitativa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 232 p.

OLIVEIRA, Helena; CONCEIÇÃO, Maria. Sofrimento mental de pós-graduandos na UNB: levantamento e propostas de solução. 6º Congresso Brasileiro de Saúde Mental. Brasília, DF. maio/jun, 2018. Disponível em: <http://www.congresso2018.abrasme.org.br/resources/anais/8/1519841688_ARQUIVO_Resumocongressobrasileirodesaudemental.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.

VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. Pesquisa e Ensino: considerações e reflexões. Revista E-scrita, Rio de Janeiro, v. 1, p. 59-74, 2010. Disponível em: <https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/26/pdf_23>. Acesso em: 7 jul. 2019.

Publicado

2020-09-07

Cómo citar

CABUS, Caffa Abreu; DA LUZ MATOS, Rosângela. AFILIAÇÃO À PESQUISA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO STRICTO SENSU. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 138–158, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/22292. Acesso em: 20 ago. 2025.

Número

Sección

Artigos de temática livre