A PSICANÁLISE FREUDIANA E A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER: CONTRIBUIÇÕES PARA O DIREITO COMO INTEGRALIDADE

Autores/as

  • Matheus Garcia Drawin
  • Dimas Ferreira Lopes

Palabras clave:

Filosofia, Direito, Hermenêutica, Psicanálise, Interpretação

Resumen

A pesquisa proposta visa associar o mundo do Direito a áreas nem sempre a ele relacionadas. A meta é, primeiramente, trazer à tona alguns dos conceitos formulados por Hans-Georg Gadamer e Sigmund Freud, explicitando possíveis contribuições da Hermenêutica Filosófica e da Psicanálise ao Direito. Para isso, o presente texto expõe em separado alguns dos pensamentos de ambos os autores, e, nesse processo, chama atenção para alguns termos semelhantes entre suas teorias. Mesmo que algumas palavras usadas por Gadamer e Freud sejam as mesmas, elas não são teoricamente sinônimas, no entanto, ainda assim podem representar certa aproximação de seus pensamentos em termos de contribuição ao Direito. Como não poderia deixar de ser, a pesquisa é finalizada com a proposta de se ampliar o horizonte jurídico através de uma absorção ética das constatações de sermos simultaneamente históricos e psíquicos. Nessa admissão, talvez seja possível haver um direito como integralidade, detentor de maior autoridade e validade social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Garcia Drawin

Bacharel e mestrando em Direito pela PUC Minas. Pesquisador do Núcleo Acadêmico de Pesquisa. Ex- monitor de Filosofia do Direito e Hermenêutica e Argumentação Jurídica da Faculdade Mineira de Direito – PUC Minas.

Dimas Ferreira Lopes

Professor da FMD da PUC Minas, Doutor pela Universidade Complutense de Madrid (Dep. Filosofia do Direito, Moral e Política).

Publicado

2018-09-12

Cómo citar

DRAWIN, Matheus Garcia; LOPES, Dimas Ferreira. A PSICANÁLISE FREUDIANA E A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER: CONTRIBUIÇÕES PARA O DIREITO COMO INTEGRALIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 236–258, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18412. Acesso em: 15 sep. 2025.