A PSICANÁLISE FREUDIANA E A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER: CONTRIBUIÇÕES PARA O DIREITO COMO INTEGRALIDADE
Palavras-chave:
Filosofia, Direito, Hermenêutica, Psicanálise, InterpretaçãoResumo
A pesquisa proposta visa associar o mundo do Direito a áreas nem sempre a ele relacionadas. A meta é, primeiramente, trazer à tona alguns dos conceitos formulados por Hans-Georg Gadamer e Sigmund Freud, explicitando possíveis contribuições da Hermenêutica Filosófica e da Psicanálise ao Direito. Para isso, o presente texto expõe em separado alguns dos pensamentos de ambos os autores, e, nesse processo, chama atenção para alguns termos semelhantes entre suas teorias. Mesmo que algumas palavras usadas por Gadamer e Freud sejam as mesmas, elas não são teoricamente sinônimas, no entanto, ainda assim podem representar certa aproximação de seus pensamentos em termos de contribuição ao Direito. Como não poderia deixar de ser, a pesquisa é finalizada com a proposta de se ampliar o horizonte jurídico através de uma absorção ética das constatações de sermos simultaneamente históricos e psíquicos. Nessa admissão, talvez seja possível haver um direito como integralidade, detentor de maior autoridade e validade social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-12
Como Citar
DRAWIN, Matheus Garcia; LOPES, Dimas Ferreira. A PSICANÁLISE FREUDIANA E A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER: CONTRIBUIÇÕES PARA O DIREITO COMO INTEGRALIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 236–258, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18412. Acesso em: 15 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.