ATUAÇÃO DAS PROFISSIONAIS PSICOPEDAGOGAS E A INTERDISCIPLINARIDADE
Palabras clave:
Psicopedagogia, Iterdisciplinaridade, Atuação ProfissionalResumen
O presente artigo apresenta um estudo que teve o objetivo de compreender se a atuação dos psicopedagogos era interdisciplinar. Considerando essa área de atuação relevante para a sociedade. De modo especifico, buscando compreender com os psicopedagogos atuantes quais as funções desempenham em seus trabalhos. Identificando com os profissionais psicopedagogos quais as abordagens teóricas os mesmos utilizam para os atendimentos. Na revisão de literatura discorreu-se sobre os processos de atuação foram utilizadas as autoras Kiguel (1987) e Bossa (2007). Para compreender a interdicisplinaridade o autor Japiassu (1976) que discute sobre o rompimento das disciplinas isoladas e a autora Fazenda (1979) que se recusa a aceitar a superioridade de determinada ciência, sabendo que outros saberes são de igual importância. Para que os objetivos propostos pudessem ser alcançados foi conduzida uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de psicopedagogas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de levantar dados sobre o trabalho das psicopedagogas e a interdisciplinaridade. Para analisar os dados coletados foi feita a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelaram que para o trabalho das psicopedagogas, dentre as entrevistadas as profissionais atuantes tem formações distintas, porém independente disso é de grande importância que as mesmas tenham além de suas formações outras especializações para execução de um bom trabalho.
Descargas
Citas
BOSSA, Nadia. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.
GIL, Antônio Carlos. Delineamento da pesquisa. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. p. 65 – 74.
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. 1. ed. Rio de Janeiro: Imago. 1976.
KIGUEL, Sônia Moojen. Abordagem psicopedagógica da aprendizagem. In: SCOZ, Beatriz Judith Lima; RUBINSTEIN, Edith; ROSSA, Eunice Maria Muniz; BARONE, Leda Maria Codeço. (Org). Psicopedagogia: O Caráter Interdisciplinar na formação atuação profissional. 1. ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 1987. p. 25-39.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 14. ed Rio de Janeiro: Petrópolis, 1994. Cap.1 p.10-29.
MORAES, Roque. Análise de Conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32,1999. Disponível em: <http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html>. Acesso em: 07. junho. 2018.
RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia: Uma prática, diferentes estilos. 1.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgar a la revista el derecho a la publicación inicial, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons CC BY 4.0, y derechos de publicación. Los autores pueden publicar su trabajo en línea en repositorios institucionales / disciplinarios o en sus propios sitios web.