EDUCAÇÃO LIBERTADORA E JUVENTUDE: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Mariele Ribeiro Dias PUC MINAS
  • Rodolfo Victor Cancio Evangelista
  • Fernanda Mendes Resende

Palabras clave:

Intervenção Psicossocial, Educação Libertadora, Educação Bancária, Adolescentes

Resumen

O presente artigo tem como proposito gerar reflexões acerca de uma intervenção realizada com alunos e a necessidade de estes serem ativos no processo ensino-aprendizagem. O objetivo do artigo é relatar a experiência de dois estagiários do 8º período do curso de Psicologia da PUC - Minas intervenção psicossocial realizada com adolescentes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual. As reflexões e análise dos dados coletados são baseados na teoria de Paulo Freire no que diz respeito a educação enquanto prática libertadora, que se propõe a superar a educação bancária, ou seja práticas hierárquicas, tendo o professor um lugar de detentor do saber e o aluno de depósito de informações. Ao final, busca-se fazer uma reflexão referente à intervenção realizada e a importância dos professores e da escola de maneira geral dar voz aos educandos, proporcionando momentos de diálogos com estes sujeitos, protagonistas do processo ensino-aprendizagem. A partir do diálogo é possível expandir perspectivas dos sujeitos no que diz respeito ao mundo, proporcionando transformações que se encontram para além do ambiente escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

FREIRE, Isabel; et al. Cyberbullying e Ambiente Escola: Um Estudo Exploratório e Colabora-tivo entre a Escola e a Universidade. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 47, n, 2, p. 43-63, 2013.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários para a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 31ª Ed., 1996.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um encontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 6ª Ed., 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015, 59.ª edição.


NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas. São Paulo: Vetor, 2010.


SAMPAIO, Juliana; SANTOS, Gilney Costa; AGOSTINI, Marcia; SALVADOR, Anarita de Souza. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiên-cia com jovens no sertão pernambucano. Comunicação Saúde Educação. Botucatu, v. 18, n. 2, p. 1299-1311, 2014).


SCHREIBER, Fernando Cesar de Castro Schreiber; Antunes, Maria Cristina. Cyberbullying: Para Além dos muros das escolas. Didática: Teorias, Metodologias e Práticas. Paraná, p. 17740-17756, 2015.


TOGNETTA, L.R.; BOZZA, Thais Leite. Cyberbullying: quando a violência é virtual - Um estudo sobre a incidência e sua relação com as representações de si em adolescentes. In: GUIMARAES, Áurea M.; PACHECO E ZAN, Dirce Djanira. Anais do I Seminário Violar: Problematizando juventudes na contemporaneidade. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2010.

Publicado

2021-03-12

Cómo citar

DIAS, Mariele Ribeiro; CANCIO EVANGELISTA, Rodolfo Victor; MENDES RESENDE, Fernanda. EDUCAÇÃO LIBERTADORA E JUVENTUDE: UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO . Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 5, n. 10, p. 271–290, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/22241. Acesso em: 24 oct. 2025.

Número

Sección

Artigos de temática livre