A NEGRA FORTE QUE SE É: NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS SOBRE SUAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E PESSOAIS A PARTIR DA INSERÇÃO UNIVERSITÁRIA
Parole chiave:
Mulheres negras, Transição Capilar, Universidade, Identidade Negra, Imagem e CorporeidadeAbstract
A investigação aqui descrita teve como objetivo geral analisar as narrativas de mulheres negras universitárias acerca de suas transformações pessoais e sociais a partir da entrada no ensino superior. Para além disso, a pesquisa teve como objetivos específicos: a) analisar o acesso e o processo de integração, bem como, as eventuais dificuldades vivenciadas por mulheres negras dentro da universidade, b) compreender, através das narrativas de mulheres negras, as autorrepresentações, a partir da entrada no ensino superior e c) verificar se houve ampliação e/ou modificação da consciência étnico-racial a partir da vivência universitária. O referencial teórico deste estudo abrangeu as políticas afirmativas que contribuem para uma maior inserção das negras nas universidades e as temáticas relativas às discriminações de gênero, raça e classe que afetam as mulheres negras em seu cotidiano. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 mulheres negras, com idade entre 20 e 30 anos, de cursos distintos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, da Unidade São Gabriel. Os resultados obtidos demonstram que há uma modificação e ampliação da visão étnico-racial dessas mulheres a partir da entrada no ambiente universitário. Verificou-se que a formação contribui para a ampliação do pensamento crítico por parte de algumas dessas mulheres, quando essas se envolvem com o que é proporcionado pela universidade, como o intercâmbio cultural e político, o ensino e as relações interpessoais. Por fim, destaca-se que as mudanças estéticas, especialmente a transição capilar, que ocorrem com algumas dessas mulheres negras, contribuem para gerar modificações no seu posicionamento frente a situações de preconceito e discriminação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARBOLEYA, Arilda; CIELLO, Fernando; MEUCCI, Simone. Educação para uma vida me-lhor: trajetórias sociais de docentes negros, Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 158, p. 882-914, out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v45n158/1980-5314-cp-45-158-00882.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevis-ta em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Santa Catarina, v. 2, n. 1, p. 68-80, jan/jul. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976> Acesso em: 26 nov. 2017.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de dis-curso versus análise de conteúdo. Texto e Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n4/v15n4a17.pdf> Acesso em: 28 nov. 2017.
COELHO, Andreza Maria Sá; GOMES Sansarah da Silva. O movimento feminista negro e suas particularidades na sociedade brasileira. Programa de Pós-Graduação em políticas pú-blicas, Universidade Federal do Maranhão VII Jornada Internacional Políticas Públicas, Mara-nhão, 2015. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/eixo6/o-movimento-feminista-negro-e-suas-particularidades-na-sociedade-brasileira.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia Cientí-fica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discri-minação racial relativos ao gênero. Revista de Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2002000100011&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 24 mar. 2018.
GOMES, Nilma Lino. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 2006. Disponí-vel em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/10/Corpo-e-cabelo-como-s%C3%ADmbolos-da-identidade-negra.pdf> Acesso em: 28 set. 2017.
GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de este-reótipos ou ressignificação cultural?, Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, set./dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n21/n21a03>. Acesso em: 16 out. 2018.
GUEDES, Cláudia Rosane. A imagem social de mulheres negras universitárias: a silhueta esculpida durante o processo de formação. 2012. 137f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/438.pdf>. Acesso em: 28 set. 2017.
HERINGER, Rosana; FERREIRA, Renato. Análise das principais políticas de inclusão de estudantes negros no ensino superior no Brasil no período 2001-2008. Observatório da Jurisdição Constitucional. Brasília: IDP, Ano 5, 2011/2012. Disponível em: <https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/article/view/683/470>. Acesso em: 04 set. 2018.
IBGE: Apenas 10% das mulheres negras completam o ensino superior. Carta Capital, [S.l.], 07 mar. 2017. Sociedade. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/beleza/pela-primeira-vez-no-brasil-buscas-no-google-por-cabelo-cacheado-superam-as-por-cabelo-liso-21683014>. Acesso em: 01 nov. 2018.
JACCOUD, Luciana. Racismo e república: O debate sobre branqueamento e a discriminação racial no Brasil. In: THEODORO, Mário. (Org.). As políticas públicas e a desigualdade ra-cial no Brasil 120 anos após a abolição. Brasília: Ipea, 2008. Disponível em: <http://www.clam.org.br/bibliotecadigital/uploads/publicacoes/1107_1899_Livrodesigualdadesraciais.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 262, dez. 1999. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a13v2068.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017.
LÓPEZ, Maricel Mena. Sou negra e formosa: raça, gênero e religião. In: MUSSKOPF, André S.; STRÖHER Marga J. (Orgs.). Corporeidade, etnia e masculinidade: Reflexões do I Con-gresso Latino-Americano de Gênero e Religião. São Leopoldo: Sinoval, 2015. Disponível em: <http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/bitstream/BR-SlFE/807/1/Corporeidade_Etnia_e%20_Masculinidade.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018.
MOEHLECKE, Sabrina. Ação Afirmativa: História e Debate no Brasil. Caderno de Pesqui-sa. São Paulo, n. 117, p. 197-217, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n117/15559>. Acesso em: 22 out. 2017.
MUNANGA, Kabengele. Negritude e Identidade Negra ou Afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). [S.l.], v. 4, n. 8, p. 06-14, jul./out. 2012. Disponível em: <http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/246>. Acesso em: 04 set. 2018.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v. 1, n. 3, p. 1-5, 2º sem 1996. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/34607124/pesquisa_qualitativa_caracteristi-cas_usos_e_possibilidades.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1511733153&Signature=lt0WnyDamWYoIClApJpaQL444iY%3D&response-content-disposi-tion=inline%3B%20filename%3DPESQUISA_QUALITATIVA_CARACTERISTICAS_USO.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2017.
RIBEIRO, DJAMILA. O que é lugar de fala?. Belo Horizonte, Letramento: Justificando, 2017. [E-Book].
SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; MOGNON, Jocemara Ferreira. Estilos de Aprendi-zagem em Estudantes Universitários. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. LX, n. 133, p. 229-241, 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v60n133/v60n133a09.pdf>. Acesso em: 03 set. 2018.
SANTOS, Luane Bento dos. Usos e imagens sobre os cabelos crespos das mulheres negras. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES, 2012, Niterói. Disponível em: <http://www.academia.edu/31039175/Usos_e_imagens_sobre_os_cabelos_crespos_das_mulheres_negras._Uses_and_images_about_black_womens_curly_hair> Acesso em: 26 mar. 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.