A APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TELA: EXPERIÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS E INTERATIVIDADE NO CONTEXTO REMOTO

Auteurs-es

  • Daniel Araújo de Castro
  • Rosa Maria Corrêa

Mots-clés :

Interatividade, Aprendizagem, Ensino, Digital, Tela

Résumé

A interatividade é um processo humano vinculado às relações socioafetivas e comunicativas entre as pessoas, que pode ser potencializado por dispositivos digitais. Este artigo analisa a experiência de estudantes do ensino superior com a aprendizagem mediada por telas, especialmente durante o ensino remoto emergencial causado pela pandemia da COVID-19. A abordagem metodológica foi qualitativa, com aplicação de um questionário online composto por 20 questões. Participaram da pesquisa 224 estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com 17 anos ou mais. Os dados foram interpretados à luz de autores que discutem interatividade, mediação e ensino digital. Os principais resultados indicam que, embora as ferramentas tecnológicas tenham sido bem avaliadas, estudantes que não interagiram de forma ativa com essas tecnologias apresentaram menor percepção de aprendizado. Conclui-se que o envolvimento do aluno com os instrumentos digitais é fundamental para a mediação da aprendizagem.

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Publié-e

2025-06-08

Comment citer

CASTRO, Daniel Araújo de; CORRÊA, Rosa Maria. A APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TELA: EXPERIÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS E INTERATIVIDADE NO CONTEXTO REMOTO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 16–29, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32651. Acesso em: 13 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de temática livre