SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Parole chiave:
teoria das necessidades psicológicas básicas, criança, revisão sistemática, psicologia do desenvolvimento, escalasAbstract
A Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas é parte da Teoria da Autodeterminação e refere-se a disposições de caráter inato, cuja satisfação contínua serve de base ao crescimento e à integração psicológica dos indivíduos. Considerando a importância da Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (SNPB) desde a infância para um desenvolvimento psíquico saudável, a discussão sobre como vem sendo estudada nas crianças é relevante. Objetivo: Analisar estudos empíricos publicados entre 2015-2019 sobre a SNPB em crianças. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, sem metanálise. A busca foi feita nas bases eletrônicas CAPES e EBSCO, e 19 publicações foram analisadas. Resultados: Os delineamentos de pesquisa mais utilizados nesses artigos foram: transversal (n = 12) e quantitativo (n = 18). Foram identificados 17 instrumentos de avaliação de SNPB, sendo o mais utilizado a Basic Psychological Needs in Exercise Scale; e dois artigos descreveram intervenções. Considerações Finais: Recomenda-se pesquisas com intervenções e a análise da efetividade das atuais medidas de SNPB em crianças, considerando a possibilidade de desenvolver instrumentos customizados para essa população. Com esta revisão, espera-se ter contribuído com dados que permitam compreender as bases dos estudos sobre a SNPB em crianças.
Downloads
Riferimenti bibliografici
*Estudo da revisão sistemática
*AMADO, D. et al (2015). Incidence of Parental Support and Pressure on Their Children's Motivational Processes towards Sport Practice Regarding Gender. PloS One, 10(6), e0128015. Disponível em: http://Disponível em: Disponível em: http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0128015
*BRESLIN, G. et al (2017). Physical activity, well-being and needs satisfaction in eight and nine-year-old children from areas of socio-economic disadvantage. Child Care in Practice, 23(3), 275-291. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13575279.2017.1299108
CHEN, B. et al (2015). Basic psychological need satisfaction, need frustration, and need strength across four cultures. Motivation and Emotion, 39, 216-236. https://doi.org/10.1007/s11031-014-9450-1
*CURRAN, T. et al (2016). A three-wave longitudinal test of self-determination theory's mediation model of engagement and disaffection in youth sport. Journal of Sports and Exercise Psychology, 38(1),15-29. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1123/jsep.2015-016
*DOMVILLE, M. et al (2019). Children’s perceptions of factors that influence PE enjoyment: a qualitative investigation. Physical Education and Sport Pedagogy, 24(3), 207-219. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17408989.2018.1561836
*EARL, S., et al (2017). Autonomy and competence frustration in young adolescent classrooms: Different associations with active and passive disengagement. Learning and Instruction, 49, 32-40. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.learninstruc.2016.12.001
*EMERY, A., TOSTE, J., & HEATH, N. (2015). The balance of intrinsic need satisfaction across contexts as a predictor of depressive symptoms in children and adolescents. Motivation and Emotion, 39, 1-13. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11031-015-9491-0
*GAUDREAU, P. et al (2016). Autonomy support from parents and coaches: Synergistic or compensatory effects on sport-related outcomes of adolescent-athletes? Psychology of Sport and Exercise, 25, 89-99. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.psychsport.2016.04.006
HAGGER, M. S. et al (2007). The Perceived Autonomy Support Scale for Exercise Settings (PASSES): Development, validity, and cross-cultural invariance in young people. Psychology of Sport and Exercise, 8, 632-653. Disponível em: http://Disponível em: Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.psychsport.2006.09.001
*HOLT, A., et al (2018). Pupils’ experiences of autonomy, competence and relatedness in ‘Move for Well-being in Schools’: A physical activity intervention. European Physical Education Review, 25(3). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/1356336X18758353
*HUHTINIEMI et al (2019). Associations among basic psychological needs, motivation and enjoyment within finnish physical education students. Journal of Sports Science & Medicine, 18, 239-247. Retrieved from https://www.jssm.org/mob/mobresearchjssm-18-239.xml.xml
*KRIJGSMAN et al (2019). Where to go and how to get there: Goal clarification, process feedback and students’ need satisfaction and frustration from lesson to lesson. Learning and Instruction, 61, 1-11. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.learninstruc.2018.12.005
LIBERATI, A. et al. (2009). The PRISMA statement for reporting systematic reviews and meta-analyses of studies that evaluate health care interventions: Explanation and elaboration. PLoS Medicine, 2009, 6(7), e1000100. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.100010
MANCINI, M. C., & SAMPAIO, R. F. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 2007, 11(1), 83-89. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
*MÉNDEZ-GIMÉNEZ, A. & PALLASÁ, M. M. (2018). Disfrute y motivación en un programa de recreos activos. Apunts Educación Física y Deportes, 55-68. Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/ApuntsEFD/article/view/341995
MORENO, J. A. et al (2008). Adaptación a la educación física de la escala de las necesidades psicológicas básicas en el ejercicio. Revista Mexicana de Psicología, 25(2), 295-303. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=2430/243016308009
*NAVARRO, P. R., FERNÁNDEZ, J. E., & NEMIÑA, R. (2016). Análisis de la satisfacción de las necesidades psicológicas básicas, motivación y disfrute en Educación Física en Primaria. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, 2. Disponível em: http://dx.doi.org/439.10.17979/sportis.2016.2.3.1758
*OGA-BALDWIN, W. L. Q., et al (2017). Motivating young language learners: A longitudinal model of self-determined motivation in elementary school foreign language classes. Contemporary Educational Psychology, 49, 140-150. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2017.01.010
*PENNINGTON, S., E. (2017). Motivation, needs support, and language arts classroom practices: creation and validation of a measure of young adolescents’ perceptions. RMLE Online, 40(9), 1-19. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/19404476.2017.1382283
*TIAN, L., TIAN, Q., & HUEBNER, E. (2015). School-related social support and adolescents’ school-related subjective well-being: the mediating role of basic psychological needs satisfaction at school. Social Indicators Research, 128, 1-25. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1007/s11205-015-1021-7
*VAN AART, I., et al (2017). Relations among basic psychological needs, PE - motivation and fundamental movement skills in 9-12-year-old boys and girls in Physical Education. Physical Education and Sport Pedagogy, 22(1), 15-34. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17408989.2015.1112776
VÉRONNEAU, M., KOESTNER, R., & ABELA, J. (2005). Intrinsic need satisfaction and well-being in children and adolescents: an application of the Self-Determination Theory. Journal of Social and Clinical Psychology,24(2), 280-92. Disponível em: http://Disponível em: Disponível em: http://dx.doi.org/10.1521/jscp.24.2.280.62277
*WANG, L. (2017). Using the self-determination theory to understand Chinese adolescent leisure-time physical activity. European Journal of Sport Science, 17(4), 453-461. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/17461391.2016.1276968
*WANG, Y., TIAN, L., & HUEBNER, E. (2019). Basic psychological needs satisfaction at school, behavioral school engagement, and academic achievement: longitudinal reciprocal relations among elementary school students. Contemporary Educational Psychology, 56. Disponível em: http://dx.doi.rog/10.1016/j.cedpsych.2019.01.003
*YU, C. et al (2019). Teacher autonomy support reduces adolescent anxiety and depression: An 18-month longitudinal study. Journal of Adolescence, 49, 115-123. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2016.03.001
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.