O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS PÓS-PANDEMIA E SEUS IMPACTOS NA VIVÊNCIA ESCOLAR DE ADOLESCENTES
Parole chiave:
Aulas presenciais, pós-pandemia, adolescentes, efeitos e impactosAbstract
O presente estudo teve como objetivo identificar e mapear os efeitos e impactos da pós-pandemia, no tocante à vivência escolar de adolescentes entre 12 e 17 anos, na percepção de professores, supervisores e/ou coordenadores pedagógicos. Uma das primeiras medidas adotadas para contenção da pandemia da Covid-19 foi o isolamento social, com consequente fechamento das escolas. Crianças e adolescentes tiveram que lidar com a falta de interação social, a mudança da rotina, o medo de adoecimentos e de morte, incertezas e com a falta de expectativa de quando tudo “voltaria ao normal”. As respostas a esse enfrentamento foram variadas e individualizadas, e algumas delas acabaram por envolver sintomas e comportamentos disfuncionais. Em face a este contexto, faz-se necessário interrogar sobre as repercussões pós-Covid-19, buscando entender como as restrições impostas durante a pandemia afetaram o retorno às aulas presenciais e a vivência escolar de adolescentes. Para que os objetivos propostos pudessem ser alcançados foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com 4 professoras e 1 coordenadora pedagógica de escolas privadas de Belo Horizonte. Todas as participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos revelaram que a pandemia deixou marcas e efeitos nos estudantes, que puderam ser observados no retorno às aulas presenciais, tais como a dificuldade na interação social, agressividade com colegas, uso desnecessário da máscara, dificuldade em seguir as regras e orientações da escola e dos professores, uso constante do celular dentro da sala de aula, entre outros. Estes achados demonstram a importância de se conhecer e compreender como os adolescentes foram afetados pela pandemia da Covid-19, pelo menos no âmbito escolar.
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