ENTRE A FICÇÃO E A CLÍNICA: DECIFRANDO A TRANSFERÊNCIA DO AMOR AO SUPOSTO SABER EM IN TREATMENT

Autores

  • Elizabeth Fátima Teodoro Universidade do Estado de Minas Gerais; Universidade Federal de São João del-Rei
  • Silva, Mardem Leandro Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Couto, Daniela Paula do Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

In Treatment, Sujeito suposto saber, Transferência, Setting analítico

Resumo

O estudo aqui apresentado consiste em um dos produtos oriundos da pesquisa A arte imita a vida: articulações entre Psicanálise e cinema, financiado pela FAPEMIG, que investigou a utilização de produções cinematográficas como ferramentas pedagógicas no ensino de conceitos psicanalíticos. Neste texto, focou-se especificamente no conceito de transferência. Utilizando a série norte-americana In Treatment, que narra o cotidiano do psicólogo Paul Weston, selecionou-se as vinhetas das sessões psicoterapêuticas com Laura Colina, uma anestesista com uma fixação erótica por Paul, para explorar o tema. O objetivo era demonstrar a transferência em ação, utilizando um recorte específico dessas personagens para demonstrar a dinâmica transferencial. Empregando uma abordagem metodológica que combinava investigação teórica, método clínico e análise fílmica psicanalítica, o estudo partiu de uma hipótese diagnóstica: Paul é um neurótico obsessivo, e Laura, uma histórica. Essa configuração exigiu examinar a relação analítica centrada no amor transferencial, no qual a paciente projetou deliberadamente impasses com objetos amorosos no analista, por meio da atualização inconsciente. Apesar da natureza fictícia da série, as dinâmicas apresentadas refletem de perto as questões de desejo apresentadas no cenário analítico real. Os resultados destacaram a importância da compreensão do conceito de transferência no contexto clínico, enfatizando sua relevância no ensino e na transmissão da psicanálise em ambientes acadêmicos. Este estudo demonstra que, embora a ficção fílmica não substitua a análise de casos clínicos reais, ela pode fornecer um meio valioso para ilustrar e discutir conceitos complexos da psicanálise, especialmente em um ambiente educacional. A pesquisa conclui que o uso de filmes como ferramentas pedagógicas no ensino da psicanálise não é apenas viável, mas também benéfico para aprofundar a compreensão dos conceitos fundamentais da disciplina.

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Biografia do Autor

Elizabeth Fátima Teodoro, Universidade do Estado de Minas Gerais; Universidade Federal de São João del-Rei

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário de Formiga (Unifor/MG). Pós-graduada em Gestão em Saúde Mental pela Universidade Cândido Mendes. Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG / Divinópolis. Mestranda em Psicologia, na linha de pesquisa Fundamentos teóricos e filosóficos da Psicologia, pela Universidade Federal de São João del-Rei.

Silva, Mardem Leandro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa ?Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica?, pela Universidade Federal de São João del Rei. Doutor em Psicologia, na linha de pesquisa "Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura", pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor na UEMG - Unidade Cláudio e no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí.

Couto, Daniela Paula do, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa ?Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica: Articulações?, pela Universidade Federal de São João del-Rei. Doutoranda em Psicologia, na linha de pesquisa "Conceitos Fundamentais em Psicanálise e Investigações no Campo Clínico e Cultura", pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

TEODORO, Elizabeth Fátima; SILVA, Mardem Leandro; COUTO, Daniela Paula do. ENTRE A FICÇÃO E A CLÍNICA: DECIFRANDO A TRANSFERÊNCIA DO AMOR AO SUPOSTO SABER EM IN TREATMENT. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 75–94, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/25935. Acesso em: 11 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre