Revisão sistemática de estudos sobre os aspectos escolares relacionados ao cometimento de delitos

Autores/as

  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P272

Palabras clave:

Adolescente em conflito com a lei, educação, escola, revisão de literatura

Resumen

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional
norteada pelo objetivo de investigar a relação entre escolarização e conduta
infracional na adolescência. Foram consultadas duas bases de dados (Web
of Science e LILACS) e a biblioteca Scielo, no período de 2009 a 2013. Os
resultados oriundos da análise dos 25 artigos recuperados foram sintetizados
em cinco categorias temáticas e evidenciaram a complexidade da interface
existente entre os temas investigados, denotando a existência de uma
natureza sequencial e complementar entre as trajetórias de desenvolvimento
pessoal, social e escolar relacionadas à conduta infracional. Como ficou
evidenciado que uma experiência escolar negativa se configura como um
marco importante para a entrada ou para o agravamento da conduta delituosa
na adolescência. Ressalta-se a necessidade de realização de mais estudos no
contexto nacional, em razão da escassez de produções desenvolvidas acerca
dessa temática no contexto sociocultural brasileiro.

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Biografía del autor/a

Jorge Luiz da Silva, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Mestre em Psicologia. Doutorando em Saúde Publica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Publicado

2015-04-11

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos