Influências percebidas na escolha profissional de jovens provenientes de classes socioeconômicas desfavorecidas

Autores/as

  • Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Clarissa Tochetto de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Anelise Schaurich dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N2P313

Palabras clave:

escolha profissional, classes socioeconômicas, jovens, orientação profissional

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar influências dos genitores no processo
de escolha profissional de jovens pertencentes a classes socioeconômicas
desfavorecidas. Para tanto, 200 alunos das três séries do ensino médio
responderam coletivamente a um questionário que continha questões
abertas e fechadas. Os estudantes eram de ambos os sexos e frequentavam
duas escolas públicas localizadas no interior do Rio Grande do Sul. As
informações das questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo
temática, e os dados das questões fechadas, a análises estatísticas descritivas.
Os resultados mostraram que a maioria dos participantes não acredita ter
sofrido influência de alguém para escolher o curso técnico ou de graduação.
Entre os estudantes que identificaram interferência de terceiros na escolha
profissional, os genitores foram os mais citados. Conclui-se que a opinião
dos pais sobre o mundo do trabalho transmite valores que são considerados
pelos jovens no estabelecimento de seus planos futuros.

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Biografía del autor/a

Gênesis Marimar Rodrigues Sobrosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutoranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), bolsista CAPES/PROSUP.

Clarissa Tochetto de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutoranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES/DS.

Anelise Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM), bolsista CAPES/DS.

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Atuamente, é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2015-04-11

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos