AVALIAÇÃO DA RESILIÊNCIA: UMA REVISÃO INTERNACIONAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n3p1021-1043

Mots-clés :

avaliação psicológica, resiliência, revisão de literatura, testes psicológicos

Résumé

O termo resiliência tem sido utilizado para referir-se às condutas assumidas pelos indivíduos ante condições adversas. Há cerca de 40 anos, pesquisadores têm buscado compreender o fenômeno e propor formas de avaliação dessa característica. O objetivo deste estudo foi compreender de que forma pesquisadores internacionais têm abordado a questão da avaliação da resiliência. Para isso, a revisão da literatura científica foi feita junto a três bases eletrônicas de dados (Academic Search Premier, Academic Search Elite e Medline Complete), nas quais foram selecionadas 68 publicações. Os dados indicaram predominância de estudos empíricos, voltados a adultos, sendo a construção de instrumentos tomada como temática mais frequente (35,29%), 55 diferentes técnicas foram usadas como formas de aferir o construto, sendo somente 10 relacionadas diretamente à resiliência. É possível concluir que a avaliação da resiliência é um tema em desenvolvimento internacionalmente e que apresenta relevância para o cenário científico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Karina da Silva Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006), especialista em Neurologia Aplicada à Neuropsicologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas (2007), Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014) e doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

ocente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título "Teste de Criatividade Figural Infantil"). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Habilidades Socioemocionais e Psicologia Positiva. Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e Vice coordenadora do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. 

Téléchargements

Publié-e

2020-09-29

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos