DIVERTIDA MENTE:

UMA ANÁLISE VYGOTSKIANA DO PERSONAGEM BING BONG, O AMIGO IMAGINÁRIO

Auteurs-es

  • Pedro Henrique Matias Marques Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Marcel de Lima Correia Universidade Federal de Alagoas
  • Vivianny Asley da Rocha Noronha Universidade Federal de Alagoas
  • Angelina Nunes de Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2022v28p135-149

Mots-clés :

Vivência, Imaginação, Psicologia da Arte, Desenvolvimento Infantil

Résumé

O presente artigo busca discutir o papel da brincadeira simbólica no desenvolvimento cognitivo-emocional infantil através da análise do personagem “Bing Bong”, o amigo imaginário da protagonista Riley, no filme de animação “Divertida Mente”. Ancorada na perspectiva histórico-cultural, obra é analisada a partir dos conceitos de Vygostky de vivência na arte, funções psicológicas superiores, imaginação e criação. Visando os objetivos do artigo, têm-se como estratégia a utilização de recortes da obra, optando por recortes que contemplassem a aparição direta/indireta do personagem. Tais recortes apontam para a natureza essencial da brincadeira simbólica no desenvolvimento de habilidades cognitivo-comportamentais. Foi possível observar os processos de ressignificação de Riley e o papel de Bing Bong nessa jornada, cujo conceito de vivência aplica-se de uma forma convergente com os demais conceitos trabalhados na análise.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-02

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos