FAMÍLIA, ESCOLA E TRANSIÇÃO ECOLÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n2p605-623Palavras-chave:
Família, transição ecológica, crianças em idade escolar.Resumo
Este trabalho visa apresentar uma revisão integrativa da literatura nacional referente a família, escola e transição para a escolaridade. Assim, realizou-se uma busca de artigos científicos nas bases de dados SciELO e Pepsic, para mapear a produção nacional sobre o tema nos últimos dez anos (2006-2016). Mediante a combinação de palavras-chaves, encontraram-se 17 artigos que discutem a relação entre família e escola e como ocorre a transição da criança pequena para o contexto escolar. A análise dos artigos evidenciou que a entrada da criança na escola tende a ser vivenciada tanto pela família quanto pela criança como período de estresse, pois envolve a adaptação de todos. O clima familiar positivo permeado por práticas educativas do tipo indutivas e a participação ativa na vida escolar das crianças possibilitam que as famílias experimentem esse momento de transição para a escolarização de forma mais satisfatória.
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