Percepções do fenômeno da variação linguística: pesquisa com revisores de textos
Palavras-chave:
Variação linguística. Sociointeracionismo. Revisão de textos.Resumo
Neste artigo, propõe-se uma análise acerca das percepções de revisores de textos sobre o fenômeno da variação linguística. Inicialmente, realizou-se estudo bibliográfico dos principais conceitos de língua e linguagem, variação e texto, numa perspectiva sociointeracionista. Para compreender a atividade do ator principal da pesquisa aqui realizada, procedeu-se à tentativa de definição do perfil do revisor de textos, tendo em vista os problemas de delimitação de função e tarefas em muitos ambientes de trabalho. Compreendendo que, no senso comum, o entendimento acerca da variação linguística ainda é fruto de muitos preconceitos e incompreensões, apresenta-se, no presente trabalho, uma pesquisa qualitativa com revisores de textos profissionais para analisar as percepções destes sobre o tema. Por meio de um questionário com perguntas objetivas e discursivas, verificou-se se os entrevistados adquiriram conhecimentos sobre variação no decorrer de sua formação, bem como se percebem esse fenômeno em textos de diferentes domínios e gêneros.
Downloads
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6025. Informação e documentação – revisão de originais e de provas. 2002. 6 p.
ABRAÇADO, Jussara. Entrevista com Maria Marta Pereira Scherre sobre preconceito linguístico, variação linguística e ensino. In: Cadernos de Letras da UFF, Rio de Janeiro, n. 36, p. 11-26, 1. sem. 2008. Dossiê: Preconceito linguístico e cânone literário. Disponível em: <http://www.cadernosdeletras.uff.br/joomla/images/stories/edicoes/36/
entrevista.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BAGNO, Marcos. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editoral, 2013.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Coleção Ensino Superior). Disponível em: <http://static.recantodasletras.com.br/ arquivos/3857885.pdf?1346425634>. Acesso em: 15 ago. 2017.
BAZERMAN, Charles; MILLER, Carolyn (et al.) (Org.). Gêneros Textuais [1/12] [pt] (Genres) - Carolyn Miller & Charles Bazerman. Série Bate-papo Acadêmico. 2011. [vídeo] Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-YFBvrVLF5I>. Acesso em: 25 set. 2017.
CHARTIER, Roger. Do palco à página. Publicar teatro e ler romances na época moderna – séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
COELHO NETO, Aristides. Além da revisão: critérios para revisão textual. Brasília: Editora Senac, 2008.
COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: <http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/
TEXTO_E_TEXTUALIDADE.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2017.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto para estudantes universitários. 2. reimp. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2001.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: construção e ensino. In: FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria Stahl (Org.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
FARACO, Carlos Alberto. Interação e linguagem: balanço e perspectivas. In: Calidoscópio. v. 3, n. 3, p. 214-221, set/dez 2005. Disponível em: <http://revistas.unisi nos.br/index.php/calidoscopio/article/view/6244>. Acesso em: 10 abr. 2017.
FARACO, Carlos Alberto; ZILLES, Ana Maria. Para conhecer norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1984. (e-book)
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
GOMIDE, Renata Marques; GOMIDE FILHO, Sérgio Roberto. Considerações sobre a revisão profissional de textos acadêmico-científicos. Scripta, Belo Horizonte, v. 19, n. 36, p. 337-355, 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/ article/view/P.2358-3428.2015v19n36p337>. Acesso em: 25 set. 2017.
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Coerência textual. São Paulo: Contexto, 2014.
KOCH, Ingedore. As tramas do texto. São Paulo: Contexto, 2014.
KOCH, Ingedore. Coesão textual. São Paulo: Contexto, 2012.
KOCH, Ingedore. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. rev. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linguística de texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. In: Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em:
social.stoa.usp.br/articles/0028/5691/Minayo_MCS_2012.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017.
RIBEIRO, Ana Elisa. Em busca do texto perfeito: questões contemporâneas de edição, preparação e revisão textual. Divinópolis: Artigo A, 2016.
ROCHA, Harrison da. Um Novo Paradigma de Revisão de Texto: Discurso, Gênero e Multimodalidade. 2012. 246 f. Tese (doutorado) – Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas Programa de Pós-Graduação em Linguística, Brasília, 2012. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/
handle/10482/11956>. Acesso em: 25 set. 2017.
RODRIGUES, Daniella Lopes Dias Ignácio. Revisão de textos: entre a teoria e a prática. Cadernos CESPUC de Pesquisa, Belo Horizonte, n. 26, p. 1-8, 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article
/view/11446>. Acesso em: 10 out. 2017.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1998.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.