Contextos históricos dos desafios do ensino superior na Região Amazônica
Palavras-chave:
Ensino Superior. Docência. Desafios. Amazônia.Resumo
O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre os contextos históricos dos desafios postos à educação superior no contexto amazônico, tomando, em alguns momentos, como referência o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/UFAM), localizado em Parintins, no Baixo Amazonas. Para isso, buscamos conhecer o processo histórico de desenvolvimento do ensino superior no Brasil e da região amazônica. Em seguida, discutimos os desafios postos aos docentes na atualidade e, na sequência, pontuamos as particularidades do ensino superior na Amazônia, retratando alguns dados do ICSEZ, a partir de uma pesquisa documental in loco. Para a construção do trabalho, usamos a revisão bibliográfica acerca do desenvolvimento da docência no Brasil, bem como uma pesquisa documental, por meio da consulta a algumas legislações que orientam o ensino superior no Brasil e para adquirir dados acerca do ICSEZ. Os resultados apontaram que, no contexto amazônico, a docência convive com inúmeros desafios: a dificuldade de permanência de doutores na região, o que tem implicações diretas sobre a pesquisa na Amazônia, o alto custo requerido para participar de eventos científicos devido ao deslocamento por meio fluvial e/ou aéreo; as diferentes atribuições dos docentes para o exercício de atividades de ensino, pesquisa, extensão e, eventualmente, gestão; escassez de serviços básicos de qualidade necessários à manutenção da existência, como hospitais e escolas.
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