AS REPRESENTAÇÕES DO SINCRETISMO RELIGIOSO EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Autores

  • Roberta Colen Linhares

Palavras-chave:

Sincretismo Religioso. Riobaldo. Grande Sertão Veredas.

Resumo

Neste artigo, pretendo apontar as diferentes crenças religiosas presentes no livro Grande Sertão: Veredas (1956), de João Guimarães Rosa, apresentadas por meio da narração do protagonista Riobaldo, e como ele conviveu de maneira harmoniosa com essa realidade sincrética. A intenção é demonstrar, sem compromisso teológico ou filosófico, que o romance rosiano nos leva a refletir sobre o hibridismo inerente à essência humana. A proposta é ensaiar uma leitura de como Rosa, neste romance de formação, nos mostra a constituição identitária da fé do herói Riobaldo, um homem sertanejo que transitou com naturalidade entre ditos populares, presságios, preceitos católicos, espíritas e protestantes, algo tão característico da cultura do povo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRIGUCCI JR., Davi. Sertão: mar e rios de histórias. In: ARRIGUCCI JR., Davi. O guardador de segredos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CÂNDIDO, Antônio. O homem dos avessos. In: CÂNDIDO, Antônio. Tese e Antítese. 4. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2002.
FONSECA, Hugo. O Deus Rosiano: Análise teológico-literária de algumas imagens de Deus em Grande Sertão: Veredas. São Paulo: UMESP, 2008.
ROSA, João Guimarães, 1908-1967. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006 (Biblioteca do Estudante).

Downloads

Publicado

2021-12-20