UM DIAGNÓSTICO SOBRE A EFETIVIDADE DOS CURSOS DO PARFOR:
a experiência do DCHT/UNEB/Campus xx – Brumado neste processo
Palavras-chave:
Efetividade. Formação docente. PARFOR.Resumo
O trabalho realizou um diagnóstico sobre a efetividade dos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - a experiência do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado neste processo. Fez-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, de teor bibliográfico e documental. Com isso, levantaram-se questões sobre as razões de alguns profissionais formados pelos programas não serem aproveitados nas redes municipais de educação; os pontos positivos e negativos na formação desses professores e mensurou-se a metodologia de ocorrência das aulas e respectivas atividades. Nos resultados obtidos, verificou-se que a efetividade, em alguns casos, não ocorreu porque algumas prefeituras dispensaram os sujeitos que se encontravam devidamente capacitados para o exercício docente, muitas vezes para atender aos interesses políticos e/ou particulares dos gestores que se encontravam no poder, o que demonstrou certa inoperância e insensibilidade por parte de alguns deles à razão de existência do PARFOR. Destacou-se a qualidade do ensino ofertado pela universidade que promoveu o elo constante entre teoria e prática, apesar de a metodologia de ocorrência das aulas e respectivas atividades serem motivos de queixas por parte dos alunos, por uma sobrecarga de deveres.
Downloads
Referências
AGUIAR, Andréia Alcantara Lima; ALVES, Regina Menezes; MORORÓ, Leila Pio. O PARFOR e a formação em Pedagogia: a falência do regime de colaboração e a desvalorização da profissão docente. Disponível em: http://www2.uesb.br/eventos/politicaspublicas/wp- ontent/uploads/2018/12/I_SEM_PPE_2018_23.pdf. Acesso em: 01 maio 2020.
ALMEIDA, Cristiane da Silva; COSTA, Edinilza; RODRIGUES, Walace. Educação e política: O caso do PARFOR e sua relação com o pensamento educacional de Paulo Freire. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/amp/article/view/4562/2860. Acesso em: 21 fev. 2020.
BASTOS, Ana Fanny Benzi de Oliveira. Análise da Implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica em Estados da Região Norte do Brasil. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/254045/1/Bastos_AnaFannyBenzideOliveira_D.pdf. Acesso em: 01 mai. 2020.
BRASIL. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6755.htm. Acesso em: 02 mar. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 01 mar. 2020.
CALDAS, Iandra Fernandes; FERREIRA, Helena Perpetua de Aguiar. Formação superior em serviço: tensões, limites e potencialidades. In: FRISSELLI, Rosângela Ramsdorf Zanetti; SOUZA, Maria Irene Pellegrino de Oliveira (org.). O PARFOR, a formação e a ação dos professores da Educação Básica. Volume II. Disponível em: http://www.uel.br/programas/parfor/publicacoes/docs/parfor_volume_2.pdf. Acesso em: 06 mar. 2020.
CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial. Manual Operativo, Brasília, DF, 27 ago. 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/ stories/ download/ legislacao/ 2782014-MANUAL- OPERATIVO-PARFOR.pdf. Acesso em: 01 abr. 2020.
CORDEIRO, Danilo. UNEB comemora 10 anos de implantação do Programa Nacional de Formação de Professores. Núcleo de Jornalismo / ASCOM / UNEB. 17 dez. 2020. Disponível em: https://portal.uneb.br/noticias/2019/12/17/uneb-comemora-10-anos-de-implantacao-programa-nacional-de-formacao-de-professores/. Acesso em: 02 abr. 2020.
COUTO, Maria Elizabete Souza Couto; MORORÓ, Leila Pio. As condições de formação do professor-discente do PARFOR na Bahia. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316718374_As_condicoes_de_formacao_do_professor-discente_do_PARFOR_na_Bahia. Acesso em: 18 abr. 2020. Horizontes, v. 33, n. 1, p. 29-38, jan./jun.2015
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1989.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE/Cidades/Bahia/Brumado, 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br/cidade@. Acesso em: 02 abr. 2020.
MARINHO, Raimunda Ramos. Formação continuada de professores e PARFOR: uma experiência na UFMA. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/8592_5030.pdf. Acesso em: 02 maio 2020.
NASCIMENTO, Mauricio Reis Sousa do; SANTOS, Maria Santana Ferreira dos. O PARFOR como um espaço carregado de sentidos e significados para mulheres do curso de Pedagogia da UFT/ Arraias - TO. Disponível em: https://www.teses.ufs.br/bitstream/riufs/9764/69/68.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.
PLANO Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. Disponível em: https://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor. Acesso em: 21 fev. 2020.
ROJO, Francisca de Carvalho. O problema da formação dos professores no Brasil: caso PARFOR. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_02/29.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.
SILVA, João Carlos da. O programa PARFOR no contexto do ensino superior: tecendo realidades, desafios e perspectivas. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19729/10597. Acesso em: 03 abr. 2020.
TENENTE, Luisa. 40% dos professores de ensino médio não são formados na disciplina que ensinam aos alunos. G1 – Globo Notícias, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/02/09/40percent-dos-professores-de-ensino-medio-nao-sao-formados-na-disciplina-que-ensinam-aos-alunos.ghtml. Acesso em: 01 maio 2020.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2022. Disponível em: https://portal.uneb.br/proplan/wp-content/uploads/sites/64/2018/03/PDI_207_2022-.pdf. Acesso: abr. 2020.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Projeto Político-pedagógico – PPP do Curso de Licenciatura em Pedagogia – PARFOR/UNEB/Caculé. Brumado: UNEB/Campus XX, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.